Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Por isso, ele já não aparecia publicamente na Judeia. Saiu dali e foi para uma região perto do deserto, para uma cidade chamada Efraim. E por lá ficou com os discípulos. Faltava pouco para a festa da Páscoa dos judeus e muita gente das aldeias ia a Jerusalém para as cerimónias da purificação, antes da Páscoa. Eles procuravam descobrir Jesus e perguntavam uns aos outros no templo: «Que vos parece? Acham que ele não vem à festa?» Os chefes dos sacerdotes e os fariseus tinham dado ordens para que, se alguém soubesse onde estava Jesus, os informasse para eles o prenderem.
João 11.54-57 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus nunca foi um aventureiro. Não brincava com o perigo. Enfrentava-o sem medo, mas não Se expunha desnecessariamente. A disposição para entregar por amor a Sua vida era total, razão pela qual optou por Se resguardar até que surgisse o momento desenhado por Deus na História para concluir a Sua obra.
Fê-lo em obediência ao Pai, com Quem manteve permanente diálogo sobre a cruz. Daí a Sua necessidade de procurar um local pacato nas horas que antecederam o calvário. Rodeou-Se dos Seus seguidores, mas era em Deus que buscava o sossego interior para avançar como Cordeiro que tira o pecado do mundo. Enquanto isso, as forças religiosas entretinham-se com suposições sobre o Seu paradeiro, especulando se teria coragem para aparecer no templo e na celebração espiritual.
Tal raciocínio é típico de quem ignora que a Casa Lhe pertence e de que Ele é, em Pessoa, a Páscoa da humanidade. Sim, Jesus é O Libertador, ainda que muitos Lhe queiram prender os movimentos.
– Jónatas Figueiredo