Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Ao chegar a Betânia, Jesus teve conhecimento que Lázaro já estava sepultado havia quatro dias. Betânia fica a uns três quilómetros de Jerusalém. E muitos judeus foram ver Marta e Maria para as consolar da morte do irmão. Quando Marta soube que Jesus estava a chegar, foi ao seu encontro. Entretanto, Maria ficou sentada em casa. Marta disse a Jesus: «Senhor, se cá tivesses estado, meu irmão não teria morrido. Mas também sei que quanto pedires a Deus, mesmo agora, ele to concede.» Jesus garantiu-lhe: «Teu irmão há de ressuscitar.» «Eu sei», respondeu ela, «que no último dia, quando todos ressuscitarem, também ele há de ressuscitar para a vida.» Jesus então declarou-lhe: «Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há de viver. E todo aquele que está vivo e crê em mim, nunca mais há de morrer. Crês tu nisto?» Marta respondeu: «Sim, Senhor! Eu creio que tu és o Messias, o Filho de Deus, aquele que havia de vir ao mundo.»
João 11.17-27 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus não cessa de caminhar na nossa direcção. Nas alturas de agonia, lá está Ele nas imediações para nos abraçar. O Seu consolo diferencia-Se daquele que familiares e amigos tentam proporcionar. A solidariedade destes é sempre bem-vinda, mas a Sua é deveras preciosa. De tal maneira que nos queixamos quando nos parece que Ele deveria ter feito algo para evitar o sofrimento que nos assola.
Reagimos assim de forma mais impulsiva, por termos o coração ao pé da boca; já outros fecham-se em copas, por se sentirem paralisados por dentro. A verdade é que a morte não poupa ninguém e aparenta não ter escapatória. A sensação de impotência e até de que é um assunto arrumado para o qual não há remédio assalta-nos de alto a baixo. Nestas circunstâncias agarramo-nos, em jeito de desespero, a Jesus. Sim, no fundo sabemos que só Ele pode reverter a situação. Quem dera que tivéssemos a convicção interior de que a vida não acaba aqui.
Na falta dessa certeza, ouçamo-lO e acompanhemos o Seu raciocínio: “Eu sou a ressurreição e a vida. O que crê em mim, mesmo que morra, há de viver. E todo aquele que está vivo e crê em mim, nunca mais há de morrer. Crês tu nisto?” À Sua pergunta, responda-se por palavras e actos que é Ele O nosso Salvador. Sim, diga-se a Jesus com todas as letras que Ele é o Único que nos sossega a alma.
– Jónatas Figueiredo