Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Mesmo assim, quando recebeu a notícia da doença de Lázaro, ficou ainda dois dias no mesmo lugar. Só depois é que disse aos discípulos: «Vamos outra vez para a Judeia.» Os discípulos comentaram: «Mestre, ainda há tão pouco tempo que os judeus te queriam matar e vais agora voltar para lá?» Jesus respondeu-lhes: «O dia não tem doze horas? Se alguém andar de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. Mas se andar de noite, tropeça, porque não tem a luz com ele.»
João 11.6-10 in Bíblia para Todos
Devocional
Os timings de Jesus são perfeitos. Podem gerar polémica, controvérsia e burburinho, mas nada disso O apressará ou retardará. Ele sabe melhor do que ninguém o momento adequado para avançar ou ficar. Ele já tem conhecimento do que se passa à Sua e à nossa volta, mesmo antes de Lhe fazermos o ponto da situação de viva voz.
Aliás, é até recorrente existir um desfasamento entre o que pensamos ser a situação actual e a efectiva realidade. De qualquer maneira nada nos dá o direito de interferir na Sua agenda. O melhor mesmo a fazer é acompanhá-lO no Seu ritmo. É natural que no início não se perceba a razão pela qual Ele acaba por Se expor tanto pelos que ama. Mais tarde ou mais cedo acabaremos por perceber que Jesus correu todos os riscos, sendo a cruz o maior deles, para nos salvar a pele e a alma.
Esta é a razão para andarmos Nele, a luz em Pessoa, pois é a única forma de não caminharmos às escuras, às apalpadelas e às turras. Assim, ao invés de estarmos preocupados que Jesus não chegue a tempo ou que o Seu Nome seja vilipendiado, garantamos que não somos nós a atrasar-nos em relação a Ele por não estarmos dispostos a pagar o preço.
– Jónatas Figueiredo