Eu Sou 89

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 89
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Os judeus pegaram outra vez em pedras para lhe atirar. «Entre todas as belas ações do Pai que vos mostrei, qual é aquela pela qual me quereis apedrejar?», perguntou-lhes. Os judeus responderam-lhe: «Não te vamos apedrejar por causa das belas ações que tens feito, mas sim por uma blasfémia, porque sendo tu apenas um homem estás a fazer-te passar por Deus.» Jesus explicou: «Não está escrito na vossa lei: Eu declaro que vocês são deuses? O que a Sagrada Escritura diz vale para sempre. Se chama deuses àqueles que receberam a palavra de Deus, como podem dizer àquele que o Pai consagrou e enviou ao mundo que blasfema, por ter afirmado: “Eu sou o Filho de Deus?” Se eu não faço as obras de meu Pai, está bem que não acreditem em mim; mas se as faço, mesmo que não acreditem em mim, devem acreditar nessas obras para saber e compreender, de uma vez para sempre, que o Pai está em mim e eu estou no Pai.» Procuravam outra vez prendê-lo, mas Jesus escapou-se-lhes das mãos.

João 10.31-39 in Bíblia para Todos

Devocional

Somos rápidos a rejeitar o que não entendemos. Até Jesus tratamos com duas ou três pedras na mão quando Ele dilata a nossa tacanha percepção de Deus. Nada há nas Suas acções que possamos recriminar, no entanto não paramos de refilar com Ele. Amuamos e chegamos a revoltar-nos por entendermos, na nossa presunção, que Se estica e passa claramente das marcas em determinadas afirmações que faz.

Como se fossemos nós a balizá-lO e a regular-Lhe o jeito de Ser e a Sua forma de agir!? Daí que ao armarmo-nos em carapaus de corrida nos interrogue: “Entre todas as belas acções do Pai que vos mostrei, qual é aquela pela qual me quereis apedrejar?” Nós ainda retaliamos dizendo-Lhe que não é tanto o que faz mas o que diz. Apresentamo-nos chocados com a desfaçatez com que Se equipara ao Pai, sem nos darmos conta que nos estamos a arvorar em juízes, tipo deuses.

Teimamos em olhar de alto para baixo Aquele que foi enviado para nos elevar até Deus. Encaixemos que Jesus Se limitou a cumprir o plano Divino, logo acreditemos nas obras que fez “para saber e compreender, de uma vez para sempre, que o Pai está Nele e Ele está no Pai.” Se nos recusarmos a admitir que Jesus é Deus Ele continuará a escapar-Se-nos entre os dedos da alma. 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou