Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Quem dentre vós pode provar que eu tenho algum pecado? E se vos digo a verdade, por que é que não acreditam em mim? Quem é de Deus escuta as palavras de Deus. Por isso, vocês não me escutam, porque não são de Deus.» Os judeus replicaram: «Não temos nós razão ao afirmar que não passas de um samaritano e estás possesso do Demónio?» Jesus disse-lhes: «Não estou possesso do Demónio. Apenas procuro honrar o meu Pai, ao passo que vocês insultam-me. Eu não procuro a minha glória, mas há alguém que a procura e faz justiça.
João 8.46-50 in Bíblia para Todos
Devocional
Há perguntas que Jesus lança que fazem estremecer por dentro aqueles que se Lhe opõem. Pessoas pretensamente muito entendidas em derimir argumentos religiosos, mas na hora de Lhe responder seca-se-lhes a garganta. Têm-se em alta conta, arremessando sucessivas pedras sobre a reputação de Jesus, contudo assobiam para o ar quando Ele os questiona.
Fazem longos e confrangedores silêncios por ausência de algo indecoroso para Lhe apontar. Realmente não existe nada que manche o Seu carácter, intrigante mesmo é saber porque é que diante de tal exemplo ainda haja quem insista em não confiar na Sua palavra. Novo silêncio. Somos remetidos à reflexão pessoal e espera-se que cada um saiba responder por si. Até porque um dia terá necessariamente de o fazer…
Entretanto, Jesus põe os pontos nos ii: “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus”, pelo que quem não Lhe dá ouvidos exclui-se de tão preciosa comunhão. Estes, tendem a querer partir a louça toda, invectivando-O de múltiplas formas e feitios. Chegam ao cúmulo de O rebaixar, denegrindo a Sua imagem, colando-O ao demónio. Logo a Ele que “apenas procura honrar o Pai.” Haja, pois, tento na língua visto que se Jesus não busca a Sua glória e defesa, o Pai encarregar-se-á de Lhe fazer justiça.
– Jónatas Figueiredo