Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Eles retorquiram: «Nós somos descendentes de Abraão e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer que vamos ficar livres?» Jesus continuou: «Declaro-vos que todo aquele que peca é escravo do pecado. Um escravo não fica na família para sempre; o filho é que fica para sempre. Se realmente o Filho vos torna livres, então ficam mesmo livres. Eu bem sei que são da descendência de Abraão, mas procuram matar-me porque não aceitam o que eu vos digo. Eu falo do que o Pai me mostrou, e vocês devem fazer aquilo que ouviram do Pai.»
João 8.33-38 In Bíblia para Todos
Devocional
Há pessoas que se consideram livres sem o serem. Hasteiam a bandeira da liberdade, mas não deixam de permanecer cativas por dentro. Batem-se pelos seus direitos cívicos, contudo descuram as suas responsabilidades espirituais. Eriçam-se perante o discurso libertador de Jesus, pois têm extrema dificuldade em reconhecer as amarras interiores.
É-lhes difícil dar o braço a torcer, quanto mais a alma. Daí que disparatem com Jesus e puxem dos galões religiosos para justificar a sua emancipação pessoal. Gostam de asseverar que “nunca foram escravas de ninguém”, no entanto, quanto mais não seja, vivem dominadas pelos seus próprios prazeres.
Não se enxergam, pelo que questionam Jesus sobre a necessidade de serem libertas. Aí Jesus esclarece que quem vive a reboque do pecado, por muito próximo que se julgue de Deus, está fora do Seu círculo de intimidade. Já os que aceitam a leveza do Seu perdão são aliviados de qualquer peso que carreguem. Toca a dar ouvidos à voz amorosa de Jesus: “Se realmente o Filho vos torna livres, então ficam mesmo livres.”
– Jónatas Figueiredo