Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Jesus disse-lhes mais: «Eu vou-me embora. Vocês hão de procurar-me, mas hão de morrer no pecado. Para onde eu vou, não podem ir.» Diziam entre si os judeus: «Será que ele vai matar-se? Pois afirma: “Para onde eu vou, vocês não podem ir.”» Jesus continuava a dizer-lhes: «Vocês são cá de baixo mas eu venho lá de cima. Vocês pertencem a este mundo, mas eu não sou deste mundo. Por isso é que vos disse que haviam de morrer nos vossos pecados. Se não acreditarem naquilo que eu sou, hão de morrer nos vossos pecados.» «Quem és tu, afinal?», perguntaram-lhe os judeus. Jesus respondeu-lhes: «O que vos tenho dito desde o princípio! Teria muito que dizer e condenar a vosso respeito. Mas devo transmitir ao mundo tudo o que ouvi daquele que me enviou, e que é verdadeiro. E aquilo que eu digo ao mundo é aquilo que lhe ouvi.» Eles não perceberam que Jesus lhes falava do Pai. Por isso Jesus tornou a dizer-lhes: «Quando vocês levantarem ao alto o Filho do Homem, hão de descobrir quem eu sou, e que nada faço por minha própria vontade. Digo apenas aquilo que o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo e não me deixa só, porque faço sempre aquilo que lhe agrada.» Ao ouvirem estas palavras, muitos dos presentes creram nele.
João 8.21-30 In Bíblia para Todos
Devocional
Há quem pense que pode fazer gato sapato de Jesus. Seja por ignorância ou descarado atrevimento, abusam da Sua paciência a torto e a direito. Tomam-nO por lorpa, confundindo a Sua graciosidade com ingenuidade. Jesus prima inegavelmente pela simplicidade, mas não tem nada de sonso.
Tudo o que diz é altamente intencional e se não é captado à primeira é por manifesta limitação dos Seus interlocutores, jamais por dificuldades de expressão da Sua parte. Não O entende quem está embebido no linguajar e na mentalidade “cá de baixo.” Ele vem do Alto e age de forma elevada, logo somos nós que temos de subir o nível de reflexão interior. Interrompa-se, então, o desperdício sucessivo de oportunidades para estabelecer um relacionamento íntimo com Jesus.
Desprezar tamanho privilégio é teimar em permanecer um estranho para Deus. E não há nada mais triste do que passar ao lado de Quem Jesus é: O Amor em Pessoa. Não nos limitemos a fazer-Lhe a pergunta certa: “Quem és Tu, afinal?”; ouçamo-lO atentamente e descubramos, meditando no Seu exemplo de obediência plena ao Pai, que é Ele o Salvador.
– Jónatas Figueiredo