Eu Sou 68

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 68
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

E retiraram-se todos para as suas casas. Jesus foi depois para o Monte das Oliveiras. No dia seguinte, de madrugada, voltou ao templo e toda a gente foi ter com ele. Jesus sentou-se e começou a ensinar. Entretanto, os doutores da lei e os fariseus levaram-lhe uma mulher apanhada em adultério. Colocaram-na no meio do povo e disseram a Jesus: «Mestre, esta mulher foi apanhada a cometer adultério. Moisés, na lei, mandou-nos apedrejar tais mulheres até à morte. E tu, que dizes?» Eles puseram-lhe esta questão, porque queriam apanhá-lo em falso para depois o acusarem. Jesus, porém, inclinou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Mas como continuavam a interrogá-lo, levantou-se e disse-lhes: «Aquele de entre vós que nunca pecou, atire-lhe a primeira pedra.» Jesus inclinou-se novamente e continuou a escrever no chão. Ao ouvirem estas palavras, foram saindo dali um a um, a começar pelos mais velhos, e só lá ficou Jesus e a mulher ao pé dele. Jesus então levantou-se e perguntou-lhe: «Mulher, onde estão eles? Ninguém te condenou?» «Ninguém, Senhor!», respondeu ela. «Também eu te não condeno», disse Jesus. «Vai-te embora e daqui em diante não tornes a pecar.»

João 7.53-8.11 In Bíblia para Todos

Devocional

Enquanto nós andamos entretidos com as nossas rotinas, Jesus não cessa de conversar com o Pai. O Seu desejo é dar-nos precisamente a conhecer a beleza desse relacionamento chegado com Deus. A cada dia, bem cedinho, lá está Ele pronto para nos amar, corrigir e encorajar. E não o faz só na teoria, nem sequer de forma mecânica.

Até porque nos momentos em que outros nos chapam as nossas notórias misérias, Ele faz sobressair a Sua extravagante misericórdia. A esperança que nos é vedada pelos “imaculados” sistemas religiosos, é-nos escancarada pelo perdão de Jesus. A Sua graça suplanta a rigidez daqueles que se arvoram em arautos da perfeição. Os que procuram usar gente fragilizada para que Ele perca a fama de ser amigo dos pecadores ou seja acusado de fazer vista grossa ao pecado, podem garantidamente contar com uma coisa: Jesus jamais entende que as pessoas sejam objectos ou armas de arremesso.

Quem tente apanhá-Lo em contrapé leva sempre trabalho de casa instrospectivo para fazer. Não há ninguém que esteja isento de espalhanços, pelo que, em vez de apontar o dedo ou arremessar pedras a terceiros, há que colocar a mão na consciência. No fim de contas ficamos a sós com Jesus e aí Ele, que é o Único que nos pode julgar, remete-nos amorosamente para o trilho da pureza diária. 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou