Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Entre a multidão, muitos dos que ouviam Jesus reconheciam: «Este homem é com certeza o Profeta!» Outros afirmavam: «Este é o Messias!» Mas outros contestavam: «Como é que o Messias pode vir da Galileia? Não diz a Sagrada Escritura que o Messias tem de ser descendente do rei David e que há de nascer em Belém, terra de David?» E a multidão estava dividida por causa dele. Alguns até o queriam prender, mas ninguém teve coragem de lhe deitar a mão.
João 7.40-44 in Bíblia para Todos
Devocional
É no meio da multidão que cada um de nós tem de se posicionar diante de Jesus. Independentemente das opções tomadas pelos que nos rodeiam, somos igualmente chamados a expressar o nosso sentir. As opiniões são variadas e grande parte das vezes aparentemente complementares.
Fica difícil perceber quem Ele é se atendermos às vozes contraditórias que se erguem para O definir. Há quem Lhe reconheça mestria no ensino e até Lhe atribua um papel religioso de relevo. Uns afirmam sem rodeios que é Ele o Messias, enquanto outros colocam em causa tal possibilidade, de tão agarrados estarem às suas herméticas interpretações.
Se a estes argumentos juntarmos uma panóplia infindável de desculpas e objecções, não admira que a opinião popular se “divida por causa Dele.” Jesus nunca disse que o Seu Nome seria consensual. Ele veio para salvar cada vida, mas infelizmente nem todas O aceitam. Entre estas há até quem desejasse manietá-Lo, mas na verdade acobarda-se na hora de O enfrentar. Haja, sim, coragem para O abordar e deixar que Ele desfaça a incredulidade que assalta o coração humano.
– Jónatas Figueiredo