Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
No meio de toda aquela gente que o escutava, alguns acreditaram nele e comentavam: «Porventura o Messias, quando vier, irá fazer mais sinais do que este tem feito?» Chegou aos ouvidos dos fariseus aquilo que entre o povo se dizia de Jesus. Então os chefes dos sacerdotes e os fariseus deram ordens a alguns guardas do templo para o irem prender. Entretanto, Jesus continuava a dizer: «Ainda ficarei convosco algum tempo. Depois vou ter com aquele que me enviou. Nessa altura hão de procurar-me, mas não me hão de encontrar, porque não podem ir para onde eu vou.» Os judeus começaram a perguntar uns aos outros: «Para onde vai ele, já que o não poderemos encontrar? Será que vai com os emigrantes judeus que vivem em países gregos e vai ensinar os gregos? Que quer ele dizer-nos com aquelas palavras: “hão de procurar-me, mas não me hão de encontrar, porque para onde eu vou não podem ir?”»
João 7.31-36 in Bíblia para Todos
Devocional
No meio da multidão que vagueia sem rumo, há sempre uma abençoada minoria que se orienta exclusivamente por Jesus. É certo que está igualmente exposta a uma catrefada de vozes que sugerem variadíssimas escapatórias, no entanto opta por não andar ao engano. Olha para Jesus como a única via para chegar ao Pai.
Não se julgue que são pessoas mais inteligentes do que as demais, apenas atentam ao pormenor para os sinais que Jesus faz. São sensíveis à Sua Pessoa e dispõem-se a mudanças interiores. Triste mesmo é quando essas transformações são tidas como uma ameaça pelo poder religioso. As propostas radicais de Jesus sempre incomodaram muita gente, inclusive nos corredores eclesiásticos. Tudo porque não entendem a Sua linguagem de amor.
Ai de nós se não lermos os Seus lábios e, sobretudo, o Seu coração!
Procuremo-Lo incessantemente e encontrá-Lo-emos. Sigamo-Lo dia após dia e Ele levar-nos-á à presença do Pai. Quem O acompanha passo a passo, desejando a Sua permanente companhia, acaba por ir parar ao(s) lugar(es) onde Deus está.
– Jónatas Figueiredo