Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Alguns dos habitantes de Jerusalém começaram então a perguntar: «Não é este o homem que querem matar? Como é que ele agora está a falar diante de toda a gente e ninguém lhe diz nada? Será que as autoridades se convenceram que ele é o Messias? Mas nós sabemos donde é que este homem vem. E quando vier o Messias, ninguém sabe donde é que ele vem.» Então Jesus, ao ensinar no templo, exclamou em voz alta: «Com que então sabem quem eu sou e donde é que eu venho! Mas a verdade é que eu não vim por minha própria iniciativa, mas daquele que me enviou, que é verdadeiro, e vocês não conhecem. Eu conheço-o, porque eu venho dele e por ele fui enviado ao mundo.» Procuravam então prendê-lo, mas ninguém teve coragem de lhe deitar a mão, porque a sua hora ainda não tinha chegado.
João 7.25-30 in Bíblia para Todos
Devocional
Há muitas pessoas que ao olhar para Jesus lhes é difícil meter na cabeça que Ele seja o Messias. Vêem-No como um simples mortal, com um coração de ouro, mas não mais do que isso. Não percebem o burburinho em torno do Seu ensino, nem sequer a celeuma sobre a Sua Pessoa. Por um lado faz-lhes confusão que O queiram silenciar de tão inofensivo lhes parecer; por outro, admiram-se que as autoridades possam engolir quem Ele diz ser.
É que existe muito boa gente que julga que Lhe tira a pinta num instantinho. Presume estar por dentro do Seu percurso e conhecê-Lo há carradas de tempo. Desvalorizam-No por presumir que estão inteiramente a par do Seu trajecto terreno. Estando empanturrados com a sua razão não vislumbram a Verdade, Jesus. Tanto mais, que encaixotaram a fé. Reproduzem conceitos entranhados geracionalmente que só mesmo Jesus pode desconstruir: “Com que então sabem quem Eu sou e donde é que Eu venho!”
Das duas uma: Rechaçamos a possibilidade de Ele ter vindo do céu ou reconhecemo-Lo como Aquele que foi enviado ao mundo para nos escarrapachar o amor do Pai. Quanto a mim, afirmo-O meu Salvador e a Ele me submeto por inteiro.
– Jónatas Figueiredo