Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Já a festa ia a meio quando Jesus entrou no templo e começou a ensinar o povo. Os judeus estavam admirados com o seu ensino e perguntavam-se: «Como é que ele sabe tanto sem ter estudado?» Jesus respondeu-lhes: «A doutrina que eu ensino não é minha, mas daquele que me enviou. Se alguém estiver disposto a fazer aquilo que Deus quer, saberá julgar se a minha doutrina vem de Deus ou se falo só por mim. O que fala só por si, procura a sua própria glória, mas aquele que procura a glória de quem o enviou diz a verdade e não há falsidade nele.
João 7.14-18 in Bíblia para Todos
Devocional
Aconteceu no passado em circunstâncias muito específicas, mas hoje em dia é inaceitável que uma celebração vá a meio e de Palavra nada. Tudo porque Jesus não Se encontra lá. Dê-se-Lhe oportunidade para Se mover no seio de qualquer comunidade, lar e, sobretudo, coração. É que ao ouvi-Lo, mais do que ficarmos boquiabertos com a Sua sabedoria, constrange-se-nos a alma.
O espanto interior é de tal ordem que O abraçamos ou rejeitamos. Optemos sem pestanejar por nos render à Sua Pessoa, pois fala-nos ardentemente do amor do Pai. Coloquemos em prática o que Ele mesmo exemplificou: Amar e servir indiscriminadamente. Só quem se dispõe “a fazer aquilo que Deus quer,” pode aferir a autoridade de Jesus.
A Sua humildade e a Sua obediência testemunham a Seu favor: “O que fala só por si, procura a sua própria glória, mas Aquele que procura a glória de Quem O enviou diz a verdade e não há falsidade Nele.” Demos-Lhe espaço para agir em nós e depois é só segui-Lo até ao fim!
– Jónatas Figueiredo