Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Depois disto, Jesus passou para a região da Galileia. Não quis ir para a Judeia, porque as autoridades judaicas tinham decidido matá-lo. Mas como a festa judaica das Tendas se aproximava, os seus irmãos disseram-lhe: «Por que não sais daqui e vais até à Judeia para que os teus discípulos possam ver as maravilhas que fazes? Se alguém quer ser conhecido não pode fazer as coisas em segredo. Já que fazes coisas como estas, mostra-te ao mundo!» A verdade é que nem os seus próprios irmãos acreditavam nele. Jesus respondeu-lhes: «O meu tempo ainda não chegou, mas para vocês qualquer ocasião é boa. O mundo não tem motivo para vos odiar. Mas a mim odeiam-me porque eu mostro-lhes que as obras que eles fazem são más. Podem ir à festa que eu não vou, porque a minha hora ainda não chegou.» E, tendo-lhes dito isto, ficou na Galileia.
João 7.1-9 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus sabe muito bem qual o momento adequado para agir. Até porque tem presente, e sempre em primeiríssima mão, como é que o Pai deseja que se proceda. Jesus não é dado a pressões para fazer aquilo que porventura pareça óbvio aos que se presumem muito chegados a Si: “Se alguém quer ser conhecido não pode fazer as coisas em segredo.
Já que fazes coisas como estas, mostra-Te ao mundo!” Perante estes dislates, chega a preferir sair de cena por uns tempos do que dar nas vistas simplesmente para chamar a atenção. Ai de nós integrar o grupo que tem a mania de Lhe sugerir isto e aquilo como se tivesse a perspectiva global do plano de Deus. É que o nosso conceito de visibilidade e grandeza rima com palco e poder, já o de Jesus conjuga-se com a glória da cruz.
Logo só a Ele compete definir a melhor oportunidade para avançar. Tanto mais que Jesus tem plena noção da oposição que O espera, pois nunca Se furtou a denunciar todas as obras más produzidas seja por quem for. Sim, Ele deixa-Se estar onde entende até que chegue a altura certa de Se dar a conhecer a cada coração.
– Jónatas Figueiredo