Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Jesus afirmou: «Eu sou esse pão que dá vida. Aquele que me aceita nunca mais há de ter fome e o que acredita em mim nunca mais há de ter sede. Como já vos disse, veem-me mas não acreditam em mim. Todos os que o Pai me confia vêm ter comigo e eu não rejeitarei nenhum deles, porque eu vim do Céu para fazer a vontade daquele que me enviou e não a minha. E a vontade daquele que me enviou é esta: que eu não perca nenhum daqueles que me confiou, mas que os ressuscite no último dia. É ainda a vontade do meu Pai que todo aquele que olha para o Filho e nele acredita tenha a vida eterna, e eu o ressuscitarei no fim dos tempos.»
João 6.35-40 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus não afirma nada levianamente. Mede cada palavra. Logo, quando afiança ser “o pão da vida” está a falar com total inteireza. Ele sabe perfeitamente do que necessitamos no dia-a-dia. Conhece as nossas expectativas, bem como as nossas debilidades.
Sendo Ele Um com o Pai está a par do que precisamos para sermos nutridos dos pés à cabeça, sem jamais Se esquecer do coração. Daí que, enquanto nós pesamos as vantagens e mordomias de sermos Seus seguidores, Ele nos remeta para Si mesmo. Basta que nos alimentemos Dele. Ponto. Jesus é tudo o que a nossa alma carece.
Sem Ele permaneceremos subnutridos espiritualmente. Já Nele não mais teremos fome e sede de Deus. Contudo, importa que, além de O escutarmos, Lhe obedeçamos. Jesus não rejeita ninguém que O busque, pois foi exactamente para isso que veio. Sim, Ele submeteu-Se à vontade do Pai para que através da Sua vinda, morte e ressurreição qualquer pessoa que Nele creia seja saciada: “Todo aquele que olha para o Filho e Nele acredita terá a vida eterna, e Eu o ressuscitarei no fim dos tempos.” Confiemos, pois, Naquele que faz o que diz, cumprindo tudo o que promete.
– Jónatas Figueiredo