Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
O povo, ao ver o sinal que Jesus tinha feito, exclamou: «Este é, na verdade, o profeta que havia de vir ao mundo!» Jesus percebeu que queriam levá-lo à força, para o proclamarem rei, e retirou-se de novo, sozinho, para o monte.
João 6.14-15 in Bíblia para Todos
Devocional
Muitos olham interesseiramente para Jesus em função do que Dele possam obter. Chegam a segui-Lo por um tempo enquanto lhes parece conveniente. Reagem com entusiasmo aos Seus prodígios, mas torcem o nariz na hora de assumir a cruz. Perspectivando-se vantagens palpáveis é vê-los a carregá-Lo em ombros. Já na hora do aperto desaparecem de cena num instantinho.
Apoiam-No desde que lhes proporcione o que querem. De bucho cheio Jesus é o maior; sem bombons não há lealdade para ninguém, nem sequer para Ele. É a lei do safe-se quem puder. Como se pudéssemos escapar para algum lado sem Ele? Sim, não há como contorná-Lo.
Aproveitemos então quando nos encontramos com Ele para Lhe subordinar a nossa agenda, ao invés de Lha tentar impor. Amemo-Lo sem Lhe tentar sacar nada, até porque Nele já somos inteiramente agraciados.
Mais, quando Jesus vislumbra a mais pequena tentativa de O querermos manipular, ausenta-Se de mansinho. Proclamemo-Lo rei da nossa vida e, a começar por nós, o mundo será transformado.
– Jónatas Figueiredo