Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Como podem acreditar em mim, se o que procuram é receber honras uns dos outros e não a que vem do Deus único? Não pensem que vou acusar-vos diante de meu Pai. Quem vos há de acusar é o próprio Moisés em quem puseram a esperança. De facto, se cressem naquilo que Moisés disse, creriam também em mim, pois Moisés escreveu a meu respeito. Mas se não creem naquilo que ele escreveu, como podem crer naquilo que eu vos digo?»
João 5.44-47 in Bíblia para Todos
Devocional
A inconcebível preocupação em agradar a qualquer custo a terceiros, rouba-nos o discernimento para respeitar Aquele que jamais deve deixar de ser honrado. Está-nos no sangue buscar o louvor alheio, a ponto de relegarmos para segundo plano o Único que é merecedor de aplausos.
Desejamos uma visibilidade que não nos pertence, pois tudo é Dele e para Ele. E não pensemos que é Jesus que nos acusa de tamanha irresponsabilidade, já que a Bíblia, que tanto dizemos prezar, escarrapacha-nos nos olhos a nossa desobediência.
Seja esta grosseira ou velada. Em vez de tentarmos cair no goto uns dos outros, procuremos mas é cair na boa graça Daquele que no-la estende. Sim, se dizemos que a Palavra é a nossa fonte de orientação seria bom levarmos a sério tudo o que lá está escrito, começando precisamente por aquilo que Jesus diz.
Ouçamo-Lo atentamente e ajamos em obediência. Imitemos Aquele que nos ensinou numa simples escadinha os mandamentos do Pai: Amar a Deus acima de todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos.
– Jónatas Figueiredo