Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
O próprio Pai que me enviou é que dá provas a meu favor. Nunca ouviram a voz de Deus nem viram o seu rosto. E também não aceitaram a sua palavra porque não acreditam naquele que Deus enviou. Estudam as Escrituras com muita atenção e julgam encontrar nelas a vida eterna. Contudo as próprias Escrituras falam de mim. E, apesar disso, não querem seguir-me para terem a vida eterna. Não procuro elogios da parte dos homens. Além disso, sei muito bem que vocês não amam a Deus. Vim em nome de meu Pai e vocês não querem receber-me. Mas se alguém vier em seu próprio nome, já o recebem.
João 5.37-43 in Bíblia para Todos
Devocional
Não há melhor testemunha a nosso favor do que o próprio Deus. Jesus pouco Se importava se O rejeitavam, pois Quem legitimava o Seu percurso era o próprio Pai. Quando Deus dá provas a nosso favor caminhamos em paz e o resto são cantigas.
Aliás, é escusado pessoalizarmos a rejeição que alguém possa fazer sobre a influência vital que Jesus tem em nós, pois é oriunda de quem ainda “não ouviu a voz de Deus nem viu o Seu rosto.”
Por muito espiritual que uma pessoa se ache permanecerá sempre longe de Deus se não Lhe obedece. Sim, não há intimidade com Ele desvalorizando a Sua palavra. Contudo, não basta esmiuçar as Escrituras; crucial mesmo é vislumbrar no relato bíblico a centralidade de Jesus.
Tudo o que lá está escrito aponta (in)directamente para Ele! Triste é se, apesar de tamanha evidência, se insiste em não O seguir, tanto mais que a recompensa é a Sua companhia para sempre. Recebamo-Lo com simplicidade de coração, sem bajulices e promessas ocas.
Corramos atrás Dele e não de figurões religiosos. Amemos Aquele que nos defende(u) até ao fim.
– Jónatas Figueiredo