Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Pedro voltou-se e notou que atrás deles vinha o discípulo que Jesus amava. Era aquele que durante a última ceia estava reclinado ao lado de Jesus e lhe perguntou: «Senhor, quem é que te vai atraiçoar ?» Ao vê-lo, Pedro perguntou a Jesus: «Senhor, que vai ser deste?» E Jesus respondeu: «Se eu quiser que ele viva até que eu volte que tens com isso? Tu, segue-me!» Por isso é que correu o boato entre os crentes que este discípulo não havia de morrer. Mas Jesus não lhe disse que não havia de morrer, mas sim: «Se eu quiser que ele viva até que eu volte, que tens com isso?» É este o discípulo que testemunha tudo isto e que o escreveu, e nós sabemos que o seu testemunho é verdadeiro.
João 21.20-24 in Bíblia para Todos
Devocional
Quando Jesus nos desafia a segui-Lo arranjamos muitas formas de contornar o Seu apelo. Somos dados a fugir criativamente à questão. Desconversamos com uma facilidade quase inacreditável. Arranjamos atalhos inimagináveis, tudo para tentar desviar a Sua atenção. Chegamos ao cúmulo de interrogar Jesus sobre a forma como outros companheiros se vão comportar.
É mais fácil dissertar sobre a vida de terceiros do que encarar de frente as nossas responsabilidades. Que mania a nossa de estabelecermos comparações uns com os outros!? Como se fossemos adversários ou competidores directos… Nós bem que embrulhamos essa lamentável rivalidade fingindo que não passa de mera curiosidade, mas a verdade é que nos queremos descartar à força toda do repto de Jesus de pagarmos o preço da cruz.
E é precisamente aí que Ele põe termo ao nosso descarado engonhanço. Coloca-nos de imediato no sítio deixando claro que cada um deve servir conforme Ele determina: “Tu, segue-Me!” Ao invés de andarmos com picardias infantis, que por sinal de fraternal nada têm, a nossa tarefa individual é segui-Lo, todos os dias, até ao fim. Este, sim, é o verdadeiro testemunho.
– Jónatas Figueiredo