Eu Sou 156

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 156
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Tendo acabado de comer, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-me mais do que estes?» Pedro respondeu: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo.» Jesus disse-lhe: «Então toma conta dos meus cordeiros.» Perguntou-lhe Jesus segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Respondeu-lhe: «Sim, Senhor, tu sabes que te amo.» Jesus disse-lhe: «Toma conta das minhas ovelhas.» Jesus perguntou-lhe terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-me?» Pedro ficou triste por lhe ter perguntado terceira vez se o amava e respondeu-lhe: «Senhor, tu sabes tudo. Tu bem sabes que te amo.» Jesus disse-lhe: «Toma conta das minhas ovelhas. Repara no que eu te digo: quando eras novo, tu mesmo te arranjavas e ias para onde querias. Mas quando fores velho, estenderás os braços, outro te há de vestir e levar para onde não queres.» Com estas palavras, Jesus queria indicar o género de morte com a qual Pedro havia de dar glória a Deus. Depois acrescentou: «Segue-me!»

João 21.15-19 in Bíblia para Todos

Devocional

O reencontro com Jesus depois de nos espalharmos ao comprido é-nos quase sempre embaraçoso e doloroso. Pesa-nos a consciência e consequentemente a vontade de falar evapora-se. Faltam-nos as palavras para justificar o tropeção dado. Não nos atrevemos a falar por falar e comemos em silêncio na Sua presença. Reconheça-se que, independentemente do que estejamos a fazer, é Jesus invariavelmente que quebra o gelo que nós permitimos que se acumulasse no relacionamento com Ele.

Quando se dirige a nós perguntando-nos se O amamos não é para nos humilhar, mas sim perdoar. Dá-nos a chance de encarar de frente aquilo que tendemos a sublimar. Estende-nos a oportunidade de assumir a nossa falibilidade, pensar e pesar bem as palavras de fidelidade que Lhe dirigimos. No fundo, ter a humildade para Lhe dizer: “Senhor, Tu sabes tudo.

Tu bem sabes que Te amo.” Aí Ele reforça a Sua confiança em nós, alertando-nos no entanto para a nossa debilidade. Ele sabe muito bem quais os nosso pontos fracos, mas também a forma como O vamos servir até ao fim. A tónica permanente de Jesus é para que Dele dependamos passo a passo. Sim, a Sua voz ainda hoje ecoa para quem queira ouvir: “Segue-Me.” 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou