Eu Sou 155

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 155
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Mais tarde, Jesus apareceu outra vez aos seus discípulos nas margens do lago de Tiberíades, e manifestou-se desta maneira: Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, a quem chamavam Gémeo, Natanael, de Caná da Galileia, os dois filhos de Zebedeu e outros dois discípulos. Simão Pedro disse aos companheiros: «Vou pescar.» Os outros responderam-lhe: «Nós vamos contigo.» Saíram de casa e meteram-se num barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper do dia, Jesus apareceu nas margens do lago, mas os discípulos não sabiam que era ele. Jesus falou-lhes assim: «Amigos, têm alguma coisa que comer?» Eles responderam: «Nada.» Jesus disse-lhes então: «Deitem a rede para o lado direito do barco que hão de encontrar.» Deitaram-na e, por causa da grande quantidade de peixes, não tiveram forças para a puxar. Nisto, o discípulo que Jesus amava disse a Pedro: «É o Senhor!» Mal Simão Pedro ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a roupa, pois estava nu, e lançou-se à água. Os outros discípulos continuaram no barco, puxando a rede cheia de peixe. Já não estavam muito longe da margem, mas apenas a uns cem metros. Quando saltaram para terra, viram ali peixe a assar nas brasas e pão. Jesus disse-lhes: «Tragam-me alguns peixes dos que acabam de pescar.» Simão Pedro entrou no barco e puxou a rede para terra. A rede vinha cheia de grandes peixes, ao todo cento e cinquenta e três e, mesmo assim, a rede não se rompeu. Então Jesus disse-lhes: «Venham comer.» E nenhum discípulo se atrevia a perguntar-lhe quem ele era, porque sabiam muito bem que era o Senhor. Jesus aproximou-se deles, tomou o pão e deu-lho; fez o mesmo com o peixe. Foi assim que Jesus apareceu pela terceira vez aos discípulos, depois de ter ressuscitado.

João 21.1-14 in Bíblia para Todos

Devocional

Jesus venceu mesmo a morte. Apareceu várias vezes aos primeiros discípulos em carne e osso. Não se tratou de nenhuma alucinação colectiva, tanto que numa dessas ocasiões Jesus além de ter dialogado com eles ainda lhes preparou uma refeição. Apesar de serem altas horas da madrugada nenhum deles estava a sonhar, até porque estavam a pescar.

É verdade que a pescaria ia de mal a pior, mas foi precisamente Jesus que mais uma vez lhes valeu. Apesar de eles não O terem reconhecido logo (e nada de comentários pejorativos, pois acontece-nos igualzinho vezes sem conta), foram as Suas inestimáveis dicas que permitiram que as redes vazias se enchessem. Quem dera que nos caia a ficha de imediato sempre que Jesus nos aparecer de forma a que possamos balbuciar: “É o Senhor!”

Lancemo-nos na Sua direcção, lembrando que o estaremos a fazer de cada vez que estendermos a mão aos pequeninos, anónimos, esquecidos ou injustiçados. Sob a Sua alçada a rede aguenta toda a gente e não se rompe. Aproximemo-nos de Jesus, logo de pessoas também, e comamos com Ele. Sim, Jesus está vivo! E cada vez há mais corações a reconhecê-Lo… 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou