Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Na tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, os discípulos encontravam-se juntos e tinham as portas fechadas com medo das autoridades judaicas. Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco!» Depois mostrou-lhes as mãos e o peito. Eles alegraram-se muito por verem o Senhor. Jesus disse-lhes outra vez: «A paz esteja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio.» Em seguida, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebam o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoarem os pecados, são perdoados; e àqueles a quem não os perdoarem, não lhes são perdoados.»
João 20.19-23 in Bíblia para Todos
Devocional
O medo é algo que nos assiste a todos. Assustamo-nos perante o desconhecido. E enquanto seguidores de Jesus o receio de sofrer danos colaterais por causa da cruz também nos atinge. Não admira que perante a incapacidade de interpretar o turbilhão de acontecimentos adversos nos fechemos em copas.
Já não é mau de todo quando, pelo menos, insistimos em permanecer juntos, quanto mais não seja para assumir a nossa vulnerabilidade. E é exactamente nesse ponto que Jesus, aparecido do nada, nos vem declarar a Sua paz. A manifestação central e inequívoca da Sua doce presença no pico da nossa perplexidade é um autêntico bálsamo para a alma.
Que diferença faz dar de caras com Jesus crucificado, mas que Se apresenta vivo e actuante! E Ele não só nos concede a Sua paz como nos envia para a difundir. Sim, insuflados do Espírito Santo, temos a enorme responsabilidade de assegurar o Seu perdão a pessoas arrependidas e o dever de esclarecer as rebeldes da urgência de lançarem mão da Sua graça.
– Jónatas Figueiredo