Eu Sou 150

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 150
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo, logo de manhã, fazendo ainda escuro e viu que a pedra da entrada já tinha sido retirada. Foi a correr ter com Simão Pedro e com o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e disse-lhes: «Levaram o Senhor do túmulo e não sabemos onde o puseram.» Então Pedro e o outro discípulo saíram e foram ao túmulo ver o que se passava. Iam a correr juntos, mas o outro discípulo correu mais do que Pedro e chegou primeiro. Inclinou-se para ver e reparou que as ligaduras continuavam ali, mas não quis entrar. Logo a seguir chegou Simão Pedro. Entrou no túmulo e ficou admirado ao ver as ligaduras no chão e o pano que cobria a cabeça de Jesus dobrado a um canto e não misturado com as ligaduras. Depois entrou também o outro discípulo que tinha chegado primeiro. Viu e acreditou. Na verdade ainda não tinham entendido a Escritura segundo a qual Jesus havia de ressuscitar. Depois disto os discípulos foram-se embora para casa.

João 20.1-10 in Bíblia para Todos

Devocional

A ressurreição de Jesus revolucionou a História, logo as nossas próprias vidas. A primeira a constatá-lo no local ficou atordoada com o impacto do túmulo vazio. Num misto de surpresa e perplexidade voou para junto de dois dos Seus seguidores para os pôr ao corrente do sucedido. A sua versão inicial apontava para a retirada do Seu corpo para paradeiro desconhecido.

Mal sabia ela que o Seu “desaparecimento” era tão só o milagre maior de Jesus, isto é, a Sua intencional e sobrenatural vitória sobre a morte. Nada disto era por si captado por enquanto, nem pela dupla de discípulos que correu freneticamente até ao local onde Jesus tinha sido sepultado. Chegados lá deram-se conta das “ligaduras no chão e do pano que cobria a cabeça de Jesus dobrado a um canto”.

Imagino a amálgama de pensamentos. O coração aos pulos sem saber como interpretar a nesga de esperança que se abria. Certo é que um deles “viu e acreditou.” Também eu hoje creio na “escritura segundo a qual Jesus havia de ressuscitar.” Daí que ande por aí, começando em casa, a anunciar por actos e palavras que Ele está vivo… também em mim.

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou