Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Depois disto, como Jesus sabia que a sua obra agora tinha chegado ao fim, exclamou para se cumprir o que diz a Sagrada Escritura: «Tenho sede.» Havia ali uma vasilha cheia de vinagre. Molharam uma esponja no vinagre, ataram-na a uma cana, e chegaram-na à boca de Jesus. Ele provou o vinagre e disse então: «Tudo está cumprido.» Depois inclinou a cabeça e morreu.
João 19.28-30 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus nunca perdeu o foco, muito menos a consciência, da Sua missão. Até ao fim o Seu propósito foi concretizar o amor do Pai. Dispôs-Se a vir ao nosso encontro para que pudéssemos tocar o Divino. Fez-Se carne como nós de molde a ensinar-nos a ser como Ele. Experimentou sede para que ficasse clara a Sua humanidade. E nessa vulnerabilidade, assumida e reiterada pertinho de cumprir a Sua obra na terra, revelar que conhece por dentro e por fora o sofrimento humano.
Não há dor que Lhe seja alheia. Identificou-Se com cada um de nós, pagando inclusive o preço do nosso pecado. Tomou por Seu o castigo que nos cabia. Fê-Lo sem Se queixar, tendo selado e cumprido tudo com um brado de triunfo.
A Sua exclamação final é igualmente a senha da nossa vitória. Sim, mediante o Seu amor pleno, reconciliou-nos com o Pai, com nós mesmos e com os outros. Sossegou-nos, pois até no Seu último suspiro a paz era perceptível Nele. Terminada e ganha a batalha entregou-Se, permitindo assim o nosso descanso. A Sua morte é a nossa almofada.
– Jónatas Figueiredo