Eu Sou 143

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 143
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Então Pilatos mandou prender e açoitar Jesus. Os soldados entrelaçaram uma coroa de espinhos que puseram na cabeça de Jesus. Depois colocaram-lhe aos ombros um manto vermelho . Aproximavam-se e faziam pouco dele: «Viva o rei dos judeus!» E davam-lhe bofetadas. Uma vez mais, Pilatos saiu do palácio e foi dizer aos judeus: «Eu vou trazê-lo cá fora, para que saibam que não encontro nenhuma razão para o mandar matar.» Quando Jesus saiu do palácio, trazia a coroa de espinhos na cabeça e o manto vermelho pelos ombros. Pilatos disse aos judeus: «Aqui está o homem!» Quando os chefes dos sacerdotes e os guardas do templo o viram, começaram a gritar: «Crucifica-o! Crucifica-o!» Disse-lhes Pilatos: «Levem-no e crucifiquem-no vocês. Eu não encontro nenhuma razão para o condenar.» Os judeus responderam-lhe: «Nós temos uma lei , e segundo essa lei ele deve morrer, porque afirmou que era o Filho de Deus .» Quando Pilatos ouviu estas palavras, ficou ainda com mais medo. Entrou outra vez no palácio e perguntou a Jesus: «Donde és tu?» Mas Jesus não respondeu. Admirado, Pilatos insistiu: «Não me falas? Não sabes que tenho autoridade para te soltar ou para te mandar crucificar?» Respondeu-lhe Jesus: «Não terias qualquer autoridade contra mim, se não te tivesse sido dada do alto. Por isso mesmo, quem me entregou a ti tem mais culpa diante de Deus do que tu.» Por causa destas palavras, Pilatos procurava todas as maneiras de o pôr em liberdade. Mas os judeus gritavam: «Se dás a liberdade a esse homem, não és amigo do imperador , pois todo aquele que se faz rei, é inimigo do imperador.» Pilatos, ao ouvir isto, levou Jesus para fora do palácio e sentou-o na cadeira de juiz, num lugar pavimentado com pedras e que por isso se chama em hebraico Gabatá. Era o dia da Preparação da Páscoa , por volta do meio-dia . Pilatos disse aos judeus: «Aqui está o vosso rei!» Mas eles gritaram: «Fora com ele! Fora com ele! Crucifica-o!» Pilatos tornou a questioná-los: «Então hei de crucificar o vosso rei?» Desta vez os chefes dos sacerdotes responderam-lhe: «Nós não temos outro rei a não ser o imperador!» Por fim, Pilatos entregou-lhes Jesus para ser crucificado. Eles levaram Jesus.

João 19.1-16 in Bíblia para Todos

Devocional

Há quem ceda a pressões externas para não se posicionar face a Jesus. Contudo, a verdadeira tensão dá-se no íntimo de cada um. Ao agredir Jesus, e quantas vezes isso acontece ao maltratarmos os “pequeninos” à nossa volta, não estamos mais do que a ferir-nos a nós mesmos. O ónus da ridicularização à Sua Pessoa recai sobre a nossa consciência. As marcas das bofetadas que Lhe damos tornam-se visíveis na nossa alma.

Agita-se-nos a consciência, pois no fundo não encontramos nada com que O acusar. A única coisa que Se Lhe pode atirar em rosto é ter dito Ser a cara do Pai. E na verdade demonstrou-O em forma de amor perfeito, ficando em silêncio perante o chorrilho de ódio. Aliás, é a Sua paz sobrenatural que intriga tanta gente no decorrer dos séculos, suscitando ainda hoje curiosidade sobre a Sua origem. É Divina, claro está.

Sim, só Aquele que é Um com o Pai poderia ficar profundamente sereno diante da maldade terrena. Só mesmo Jesus para, sob terrível tensão, salientar que nenhuma entidade humana teria a autoridade para Lhe fazer o que quer que fosse se Deus não o permitisse. Perante isto, em vez de se procurar de todas as maneiras e mais alguma condicionar a Sua missão, cabe a cada pessoa afirmá-Lo como seu Rei pessoal. Ai de nós permitir que outro que não Ele impere no nosso coração! 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou