Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Depois levaram Jesus da casa de Caifás ao palácio do governador romano. Já começava a amanhecer e para poderem celebrar a Páscoa, os judeus não entraram no palácio, porque as suas leis o proibiam. Por isso, o governador Pilatos veio cá fora para lhes falar e perguntar-lhes: «Que acusação têm contra este homem?» Eles responderam: «Se não fosse um criminoso, não to entregávamos.» Pilatos concluiu: «Então levem-no e julguem-no segundo as leis da vossa religião.» Os judeus replicaram: «Nós não podemos condenar ninguém à morte.» Assim se estava a cumprir o que Jesus tinha dito, quando falou sobre a maneira como devia morrer.
João 18.28-32 in Bíblia para Todos
Devocional
A cegueira religiosa é do piorzinho que pode ocorrer na terra. A obstinação por insistir num mundo a preto e branco, sem outras cores na paleta, causa estragos infindos. É uma autêntica tragédia quando nas esferas pseudo cristãs se hasteia a bandeira da (im)pureza. Não confundir com o desejo profundo de caminhar em transparência, mas antes aquela trágica obessão por limpar tudo à volta para que não haja misturas, manchas ou doutrinas estranhas.
Em geral, é malta que não se dá conta dos seus actos contraditórios. Se por um lado são incapazes de entrar em certos locais que classificam de imundos, por outro procuram estabelecer alianças de conveniência com quem os frequenta. Na impossibilidade de efectivarem justiça pelas suas próprias mãos, engendram mecanismos para que outros o façam por eles. Levam a lei à letra na parte que lhes convém, deixando de lado o mandamento mais importante: O amor.
Cuidado quando somos tão ciosos da excelência nos pormenores litúrgicos e descuramos o serviço abnegado a pessoas. Ai de nós afirmarmo-nos próximos de Deus e opormo-nos à Pessoa de Jesus. Uma coisa é certa foi também por causa de tudo isto que Ele Se entregou na cruz. Aqueles que se viram impossibilitados de O apedrejar, acabaram por ser atraídos a Ele por meio da crucificação. A Sua morte, substitutiva mas igualmente modelar, é o princípio da nossa salvação.
– Jónatas Figueiredo