Eu Sou 138

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 138
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Depois desta oração, Jesus saiu com os discípulos . Atravessou o ribeiro do Cédron e entrou com eles num olival que lá havia. Judas, aquele que estava para o atraiçoar, conhecia muito bem aquele lugar, porque era costume Jesus reunir-se lá com os discípulos. Então Judas foi lá ter e levou com ele um destacamento de soldados romanos e alguns guardas do templo, enviados pelos chefes dos sacerdotes e pelos fariseus. Iam armados e levavam archotes e lanternas. Jesus sabia bem o que lhe ia acontecer, por isso adiantou-se e perguntou-lhes: «Quem é que procuram?» Eles responderam-lhe: «Jesus o Nazareno!» «Sou eu!», disse-lhes Jesus. E Judas, o traidor, estava lá com eles. Quando Jesus lhes disse: «Sou eu», recuaram e caíram no chão. Perguntou-lhes mais uma vez: «Quem é que procuram?» Eles responderam: «Jesus o Nazareno.» Então Jesus afirmou novamente: «Já vos disse que sou eu. Se é a mim que procuram, deixem ir estes em paz.» Assim se cumpria o que Jesus tinha dito: «Dos que me deste, não perdi nenhum.» Simão Pedro trazia com ele uma espada. Puxou dela e cortou a orelha direita a um criado do sumo sacerdote. O criado chamava-se Malco. Mas Jesus ordenou a Pedro: «Põe a espada no seu lugar. Não sabes que eu tenho de beber este cálice de amargura que o meu Pai me destinou?»

João 18.1-11 in Bíblia para Todos

Devocional

É incrível como Jesus, depois de um tempo de enorme intimidade espiritual com o Pai, avançou de cabeça e coração em direcção à cruz. Pegou nos Seus discípulos e refugiou-Se num local pacato de recolhimento habitual. Contrariamente ao que seria humanamente expectável não foi para lá para Se esconder dos homens, antes para Se abrigar novamente nos braços do Pai.

Tanto não estava em fuga que rapidamente deram conta Dele. As cúpulas militares e religiosas, numa lamentável aliança, foram preparadas para uma caça ao homem em número, armas e recursos de busca. Como se fosse necessário procurar por Aquele que Se deixou sempre achar e entregou de livre vontade a Sua vida? Mais uma vez foi Ele que Se deu a conhecer: Sou Eu! E ao fazê-lo, ainda hoje, incute respeito a qualquer um.

Além disso, como se já não fosse bastante, no Seu pensamento está permanentemente presente a segurança e a paz dos Seus amigos, por quem deu a cara e, sobretudo, a vida. E sublinhe-se que a doou rejeitando a via bélica, tendo optado pela força do amor. 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou