Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Não oro só por estes, mas também por todos os futuros crentes que venham a mim pelo testemunho que estes derem. E a minha oração por todos eles é que estejam unidos, como tu e eu o estamos, Pai. Para que, assim como estás em mim e eu em ti, também eles estejam em nós, para que o mundo acredite que tu me enviaste.
João 17.20-21 in O Livro
Devocional
É tão bom saber que Jesus nos acompanha todos os dias. Ele não pediu ao Pai apenas pelos Seus primeiros seguidores, mas mantém debaixo de olho os que O amam no decorrer da História. Hoje mesmo somos motivo de conversa no seio Divino. Contudo, ao contrário do que geralmente pedimos por nós próprios, Jesus não visa a nossa comodidade, mas sim o nosso amadurecimento.
Daí que Ele não interceda para que a nossa vontade se cumpra, antes que seja a do Pai a prevalecer. É que nós tendemos para divisionismos, já Deus deseja que os Seus filhos experimentem uma unidade relacional, tanto no plano vertical como também no horizontal. Na família de Deus não se espera que pensemos todos exactamente o mesmo ou celebremos de forma decalcada, mas é imperativa a plataforma comum do amor.
Envidemos maior esforço no cuidado pelo coração do outro, em vez de nos arreganharmos na defesa de conceitos eclesiásticos ou credos religiosos. A expectativa de Jesus, igualmente partilhada pelo Pai, é que sejamos um entre nós, a ponto de desfrutarmos a harmonia de Deus. “Desta maneira, o mundo há-de acreditar” Nele e no Seu plano amoroso.
– Jónatas Figueiredo