Eu Sou 132

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 132
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

“Até que enfim falas claramente e não por parábolas!”, reconheceram os discípulos. “Agora compreendemos que sabes tudo e sabes até o que precisamos de conhecer, sem te interrogarmos. Por isso, acreditamos que foi de Deus que vieste.” Jesus disse: “Acreditam finalmente? Mas virá o momento, e é agora, em que serão espalhados, cada um seguindo o seu próprio caminho, deixando-me só. No entanto, não estarei sozinho, porque o Pai está comigo! Disse-vos tudo isto para que tenham paz. Aqui na Terra terão muitos sofrimentos. Mas tenham coragem, porque eu venci o mundo!”

João 16.29-33 in O Livro

Devocional

As dúvidas relativamente sobre quem Jesus diz ser desfazem-se a partir do momento que cada um de nós se dá conta que Ele as conhece antes de nós mesmos. Sim, cai-nos a ficha ao perceber que Jesus nos vai respondendo sem que Lhe cheguemos a perguntar nada. Antes que Lhe abramos o coração já Ele o leu. É exactamento por isso que podemos confiar inteiramente Nele. Estamos perante Alguém que está perfeitamente a par do que se passa nas profundezas do nosso ser.

E se ficamos embasbacados com o Seu conhecimento sobre todos os recantos da nossa alma, o que dizer da Sua forma de actuar ao saber de antemão que, aqui e acolá, Lhe viramos as costas? Espante-nos continuamente o Seu amor por nós, a despeito de O abandonarmos em certos momentos. Jesus não desiste de ninguém, antes insiste em amar, perdoar e confiar em cada pessoa que cai e deseja ser por Ele levantada. E não se pense que Jesus o faz por temer ficar sozinho, pois, além de não ter crises de identidade, tem a melhor das companhias.

Aliás, deseja precisamente que, com e através Dele, desfrutemos também do doce suporte do Pai. O anseio de Jesus é que sosseguemos por dentro de vez, deixando de andar atarantados à procura da paz que só Nele pode ser encontrada. Não se pense com isso que seremos poupados a apertos e pressões, mas agarremo-nos ao Seu apelo e, sobretudo, ao Seu exemplo: “Tenham coragem! Eu venci o mundo!” 

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou