Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Falei-vos destas coisas por meio de parábolas, mas virá o momento em que isso não será necessário e de forma bem clara vos revelarei o Pai. Então poderão apresentar os vossos pedidos em meu nome. E não será preciso eu pedir ao Pai por vós; pois o Pai ama-vos muito por me amarem e crerem que venho dele. Sim, vim do Pai a este mundo e deixarei o mundo para voltar para o Pai!
João 16.25-28 in O Livro
Devocional
Jesus foi dando a conhecer por camadas a razão da Sua vinda até nós. Concedeu-nos pistas atrás de pistas para que, discorrendo por nós mesmos, o pudéssemos desvendar. Usou parábolas, comparações e outras formas criativas de nos pôr a pensar.
Aliás, em jeito de parêntesis, ainda hoje nos obriga a puxar pela cabeça de forma a que reflictamos no propósito da vida. Só que agora, desde a Sua ida à cruz, passámos a estar inteiramente a par do amor que sempre O moveu. Sim, Jesus veio “declarar-nos abertamente tudo o que se refere ao Pai.” E para espanto de muitos deixou claríssimo que é possível falar directamente com Deus.
Quem se Lhe dirige segundo a mentalidade de Jesus pode ter a certeza que é ouvido na hora. Tudo porque Ele ama profundamente todos os que se submetem a Cristo. Sim, porque Jesus não “deixou este mundo” contornando a cruz, mas optando por ao doar-Se nela desbravar e completar o acesso livre ao Pai.
– Jónatas Figueiredo