Eu Sou 128

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 128
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

«Não vos disse estas coisas desde o princípio porque estivemos sempre juntos. Mas agora vou para aquele que me enviou. E é estranho que ninguém me pergunte para onde é que eu vou. Vejo que estão tristes por vos dizer tudo isto. Mas fiquem a saber que para vosso bem é melhor que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá até vós, mas se eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele chegar há de convencer as pessoas do mundo sobre três coisas: que cometeram pecado, que há uma justiça e que há um julgamento. De facto, cometeram pecado porque não creem em mim. Depois há uma justiça, porque vou para o Pai e não me verão mais. Finalmente, há um julgamento porque o que domina este mundo já foi condenado.

João 16.4-11 In Bíblia para Todos

Devocional

Jesus não Se precipita em nada, nem sequer nas palavras. Tudo o que faz e diz é no momento adequado. Ele revela-nos na altura certa aquilo que precisamos ouvir. Nós bem que preferiríamos que nos fornecesse antecipadamente detalhes sobre o que está a acontecer no presente para, segundo a nossa débil tese argumentativa, nos preparmos melhor. Acontece que Jesus não nos abandonou à nossa sorte.

Tendo Ele ido para junto do Pai, ainda que pouco reflictamos sobre este Seu imperioso passo de amor, não nos deixou desamparados. Jesus sabia como nos sentiríamos tristes e perdidos sem a Sua presença, pelo que tratou de deixar claro que a Sua ausência física concorreria para nosso bem. Deslindou este mistério ao revelar que, exactamente por causa da Sua ida, nos enviaria o Espírito Santo.

Desde a partida de Jesus que não mais temos de nos despedir, pois agora para onde quer que vamos estamos acompanhados pelo Consolador. Por causa deste Defensor temos as costas largas. Entre muitas outras coisas, Ele alivia-nos daquilo que não conseguimos fazer, nem nos devemos atrever a tentar, pois é incumbência exclusiva Sua: Convencer qualquer pessoa do seu pecado.

Ele bem que nos capacita para partilharmos com ousadia a nossa história com Jesus, mas é Dele a prerrogativa de contender com o íntimo de cada um. Ainda hoje é o Espírito que traz ao coração humano a convicção da sua culpa, da urgência do arrependimento e da inevitabilidade de prestar contas diante de Deus. Sim, é Ele que nos espicaça a obedecer e a chegar à vitória final em Jesus.

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou