Eu Sou 127

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 127
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Digo-vos estas palavras para não se deixarem desorientar. Os judeus hão de expulsar-vos das suas sinagogas. Mais ainda, virá o tempo em que aquele que vos matar pensa que faz uma coisa agradável a Deus. Eles farão tudo isso, porque não conhecem nem ao Pai nem a mim. Falo-vos destas coisas para que, quando vier esse tempo, se recordem de que já vos tinha dito isso.»

João 16.1-4 In Bíblia para Todos

Devocional

Jesus jamais nos engana. Não pinta um mar de facilidades para que O sigamos. Opta, logo à cabeça, por deixar claras as dificuldades inerentes aos que dão a cara por Ele. Fá-lo não para nos amedrontar ou dissuadir de O acompanhar, mas para que não nos desorientemos na hora do aperto. É que, em geral, quando o preço a pagar chega ao ponto da perseguição pessoal dá-se a debandada.

Jesus sabendo isso de antemão adverte-nos para a dureza da caminhada cristã, a fim de que não a estranhemos ou digamos que estavamos longe de imaginar tão duro cenário. Os amigos de Jesus devem estar sempre à espera de ser acusados de amar em demasia. Mensagem que até nos corredores religiosos é mal vista. Daí que os “patrões” da fé continuem a maltratar quem prefira amar Jesus e as pessoas do que tradições e rituais. Essa cultura segregadora e destruidora resiste até hoje.

Ainda há por esse mundo fora, começando cá dentro, uma mentalidade julgadora, persecutória e mortífera. E lamentavelmente presumindo que se “faz uma coisa agradável a Deus.” Pois bem, Jesus alertou-nos atempadamente para tal, a fim de que não fulanizemos a questão: “Eles farão tudo isso, porque não conhecem nem ao Pai nem a Mim.” Não levemos, pois, as ofensas tão a peito, até porque Ele sublinhou que a cruz antecede a glória.

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou