Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Eles não teriam culpa nenhuma se eu não tivesse vindo falar-lhes. Assim não têm qualquer desculpa. Quem me odeia, odeia também o meu Pai. Não eram culpados, se eu não tivesse feito no meio deles coisas que nenhum outro fez. A verdade é que eles viram isso e, mesmo assim, odiaram-me tanto a mim como ao meu Pai. Mas assim tinha de ser para que se cumprisse o que está escrito na sua lei: Eles odiaram-me sem qualquer motivo.
João 15.22-25 In Bíblia para Todos
Devocional
Tudo passou a ser diferente após Jesus ter vindo à terra. Dali em diante cada pessoa passou a ter uma noção real da face de Deus e de como se pode relacionar directamente com Ele. Agora não há quem possa apresentar como desculpa o desconhecimento da necessidade urgente de fazer as pazes com Deus.
Jesus veio dar-nos a noção cabal do nosso lastimável estado interior, mas também da face graciosa do Pai. É verdade que nem todos lidam bem com esta mensagem de paz e justiça, teimando em viver segundo tradições, costumes ou hábitos a que se afeiçoaram com o tempo. Daí que ganhem um rancor acentuado à Pessoa de Jesus e nem queiram vê-Lo pela frente.
A questão é que ao optar por essa via acabam por obstruir o acesso ao Pai, exactamente como Jesus sublinhou: “Quem Me odeia, odeia também o Pai.” Aquele que diante do esplendor da obra de Jesus insiste em andar às escuras, continua de candeias às avessas com Deus. E ainda por cima” sem qualquer motivo”, a não ser, o incomodativo e extravagante amor do Pai.
– Jónatas Figueiredo