Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Se o mundo vos tem ódio, fiquem a saber que me odiou primeiro a mim. Se pertencessem ao mundo, ele havia de vos estimar como filhos. Mas como foram escolhidos por mim, o mundo tem-vos ódio, porque já não pertencem ao mundo. Lembrem-se daquilo que vos disse: nenhum servo é maior que o seu senhor. Se a mim me perseguiram, também vos hão de perseguir. E se eles fizeram tão pouco caso da minha palavra, o mesmo vai acontecer convosco. Tudo isto vos há de suceder por minha causa, porque eles não conhecem aquele que me enviou.
João 15.18-21 In Bíblia para Todos
Devocional
Ficamos melindrados em demasia com as injustiças sofridas. Sentimo-nos ofendidos com imensa facilidade. Eriçamo-nos por tudo e por nada. Somos niquentos, reagindo como se fossemos uns vidrinhos. Tendemos logo a elencar os nossos direitos, esquecendo-nos do aviso de Jesus: “O mundo tem-vos ódio, porque já não lhe pertencem.”
Ele alertou-nos para o facto de não vivermos numa redoma, bem como de sermos espremidos por todos os lados. Seguindo-O não deveríamos ser apanhados de surpresa pelas adversidades diárias. A questão é que gostamos de sentir o ego massajado, pelo que não só desvalorizamos o ensino de Jesus, como ainda por cima o invertemos.
Ao invés de buscarmos palmadinhas nas costas de quem está feito com os valores terrenos, esperemos mas é oposição e, em algumas circunstâncias, perseguição. Não nos iludamos, a rejeição de que Jesus é alvo também nos toca em sorte. Dando-Lhe o primeiro lugar na nossa vida, experimentaremos como Ele o impacto da indiferença, da ridicularização e da ostracização.
Não levemos a peito estes episódios, nem tomemos a agressividade, camuflada ou ostensiva, como um assunto pessoal, pois tal se deve ao desconhecimento que os nossos interlocutores têm do Pai. A solução passa por (re)agirmos como o nosso Mestre: Escolher amar.
– Jónatas Figueiredo