Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Não vos hei de deixar órfãos pois voltarei para junto de vós. Dentro em pouco o mundo não me verá mais. Mas vocês hão de ver-me, porque da vida que eu vivo hão de viver também. Naquele dia saberão que eu estou no meu Pai, vós em mim e eu em vós. Aquele que conhece os meus mandamentos e os segue, esse é que me tem verdadeiro amor. E aquele que me ama é também amado por meu Pai; eu amá-lo-ei também e dar-me-ei a conhecer a ele inteiramente.» Então Judas (não o Iscariotes) disse a Jesus: «Por que é que tu te queres mostrar apenas a nós e não a toda a gente?» Jesus explicou-lhe: «Quem me tem amor vive segundo aquilo que eu digo e o meu Pai também o há de amar e iremos ambos viver nele. Quem não me tem amor não guarda as minhas palavras. E a palavra que eu vos digo não é doutrina minha, mas do Pai, que me enviou.
João 14.18-24 In Bíblia para Todos
Devocional
Jesus não desampara ninguém. Quanto muito somos nós que saímos da Sua beira. Ele afirmou claramente que não nos deixaria sem o Seu afecto. Estaria junto a nós, mesmo que o mundo à nossa volta não O descortinasse.
Agora, nós que O seguimos vislumbramo-Lo a cada recanto. Porque estamos vivos Nele, apercebemo-nos da Sua presença em cada rosto dos “pequeninos” com que nos vamos cruzando na cidade. É verdade que O sabemos junto do Pai, mas também em nós; tal como nós estamos igualmente no Seu coração. E há lá maior alegria do que vivermos entrelaçados em amor com Deus e uns com os outros!
Sim, esta é em síntese a vida que Jesus nos propõe, que ao ser abraçada em obediência permite que O venhamos a conhecer por inteiro. Jesus está onde o amor se revela, daí que quem O traia, vivendo segundo interesses egoístas, acabe por mal O ver e perder a alegria de ser por Deus habitado.
– Jónatas Figueiredo