Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
E já que me conhecem ficam a conhecer também o Pai. E desde agora ficam a conhecê-lo porque o viram.» Filipe pediu-lhe: «Senhor, mostra-nos o Pai e isso nos basta.» Jesus respondeu-lhe: «Filipe, há tanto tempo que vivo convosco e ainda não me conheces? Aquele que me viu, viu também o Pai. Como é que tu me pedes: Mostra-nos o Pai? Não acreditas que eu estou no Pai e que o Pai está em mim? As palavras que vos digo não as digo por mim. O Pai que está em mim é quem realiza as suas obras. Acreditem que eu estou no Pai e o Pai está comigo. Mas se não querem crer em mim pelas minhas palavras, creiam em mim ao menos pelas minhas ações.
João 14.7-11 In Bíblia para Todos
Devocional
Somos extremamente lentos a captar o que Jesus nos está a soletrar. Ele bem que repete que conhecendo-O chegaremos igualmente à intimidade com o Pai. No nosso jeito trapalhão de interpretar a correr as Suas palavras deduzimos equivocadamente que nos está a querer dizer que vai meter uma cunha a nosso favor para que tenhamos a breve trecho uma audição privada com Deus.
A questão é que não O estamos a levar a sério verbalizando o desejo ver o Pai cara a cara quando convivemos com Jesus há tanto tempo. Já vai sendo tempo de meter na cabeça que ao vê-Lo estamos a contemplar o próprio Deus. Não faz qualquer tipo de sentido pedir para ver o Pai a partir do momento que existe um relacionamento chegado com Jesus. Ele é a expressão viva do Deus vivo e verdadeiro, que Se importa connosco a ponto de Se envolver no nosso dia-a-dia.
Basta reparar no que Jesus diz e faz para ficarmos a perceber o jeito de Deus Ser. Olhemos com olhos de ver para o modo como Jesus entrou neste mundo para acampar na nossa vida, expondo-Se a tentações, ao sofrimento e à cruz, sem nunca deixar de amar. Mirando-O desta forma aperceber-nos-emos rapidamente de como Deus tem estado sempre perto de nós. Sim, quem escuta, mira e imita Jesus anda de mão dada com o Pai.
– Jónatas Figueiredo