Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Perguntou-lhe Simão Pedro: «Para onde vais, Senhor?» Jesus respondeu-lhe: «Para onde eu vou, tu não me podes seguir agora, mas hás de seguir-me mais tarde.» Pedro insistiu: «Senhor, por que razão te não posso seguir agora? Estou pronto a morrer por ti!» Jesus replicou: «Pronto a morrer por mim? Fica sabendo que antes do cantar do galo me vais negar três vezes.»
João 13.36-38 In Bíblia para Todos
Devocional
Temos tantas vezes o coração ao pé da boca. Dizemo-nos prontos para tudo e mais alguma coisa e na hora da verdade patinamos. À curiosidade e ao voluntarismo que alardeamos, Jesus reage com a Sua habitual serenidade e ponderação. Ele conhece-nos bem melhor do que nós mesmos. Sabe de que massa somos feitos e o quão volátil é a nossa vontade.
Não que Ele não aprecie a nossa disposição para O seguir para todo o lado, mas trata de recolocar a fasquia altíssima que impusémos a nós próprios. Daí que refreie os nossos impulsos quando teimamos num discurso triunfalista. Em múltiplas ocasiões falamos de cor e salteado, sem noção da dureza envolvida no compromisso que afirmamos estar prontos a estabelecer. Meçamos as palavras, procurando encurtar distância entre a prontidão verbal e a prática sob pressão.
A caminhada cristã faz-se de tombos seguidos de arrependimento e não de discursos facilitistas. Mais do que acharmos que estamos preparadérrimos no imediato para enfrentar este mundo e o outro, dependamos Dele a todo o momento. Tanto mais que Jesus, apesar de nos alertar para a nossa actual debilidade, dá a entender nas entrelinhas que lá à frente O seguiremos com outra maturidade.
– Jónatas Figueiredo