Eu Sou 113

Capa do Devocional do Evangelho de João
Devocional João
Eu Sou 113
A carregar
/

Devocional Evangelho de João

Leitura Bíblica

Meus filhos, já não vou estar convosco por muito tempo. Hão de me procurar, mas digo-vos, desde já, o mesmo que disse aos judeus: Não podem ir para onde eu vou. Deixo-vos agora um mandamento novo: amem-se uns aos outros. Assim como eu vos amei, é preciso que se amem também uns aos outros. Se tiverem amor uns aos outros, toda a gente reconhecerá que são meus discípulos.

João 13.33-35 In Bíblia para Todos

Devocional

Jesus sempre viu os Seus seguidores como filhos. Tratou-os como tal, bem para lá da ternura verbal colocada nessa expressão. Sim, no Seu jeito maternal de Ser procurou que cada um deles se sentisse seguro. Daí que, na antecâmara da cruz, lhes tenha a entender que já não iria estar muito mais tempo com eles. Antecipou inclusive o desnorte que experimentariam quando encetasse o trajecto solitário até ao calvário e a posterior viagem de regresso para junto do Pai.

Mesmo que à época nada disto tenha sido cabalmente compreendido, Jesus deixou-lhes uma derradeira exortação. Não foi uma sugestão ou uma via alternativa. Foi mesmo uma ordem: “Amem-se uns aos outros.” Um mandamento novo, com contornos que Ele desenhou e cujos traços deseja que ainda hoje nós imitemos. Assim, urge amar sem egoísmo, buscando o interesse sadio do outro. Amando por inteiro e não aos bocadinhos, isto é, acolhendo também as debilidades e os pontos fracos de outros companheiros de peregrinação.

Não se pense que isto signifique tapar o sol com a peneira e condescender com as falhas alheias; antes continuar ao lado de quem se debate com as suas imperfeições, exercitando a paciência e o perdão. Sim, bastaria que nos amássemos mutuamente para que, tal como Jesus afiançou, o mundo percebesse quem somos Nele: “Se tiverem amor uns aos outros, toda a gente reconhecerá que são Meus discípulos.”

Jónatas Figueiredo


Devocional Eu Sou