Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Jesus declarou ainda em voz alta: «Quem acredita em mim, não acredita em mim, mas naquele que me enviou. E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou. Eu sou a luz que veio ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não ande na escuridão. Se alguém ouve aquilo que eu digo mas não o cumpre, não sou eu que o vou condenar por isso, porque eu não vim para condenar o mundo mas para o salvar. Aquele que me despreza e não quer aceitar a minha doutrina, já tem quem o condene: são as palavras que eu ensinei que o hão de condenar no último dia. É que eu não falo por minha autoridade. O Pai que me enviou deu-me ordens sobre o que devia dizer e ensinar. E eu sei que aquilo que o Pai me ordena dá a vida eterna. Portanto, as coisas que eu digo tenho que as dizer como o Pai mas comunicou.»
João 12.44-50 In Bíblia para Todos
Devocional
Jesus diz a alto e bom som para quem quiser ouvir que Ele e o Pai são unha e carne. São indissociáveis. Quem queira conhecer Deus é só olhar para Jesus. E ao vê-Lo acaba por ter uma ideia perfeita de como Deus é e age.
Sim, Jesus veio até nós, em total consonância com o Pai, para que não mais andássemos por aí às cegas. Agora, uma coisa é certa, Ele não obriga ninguém a obedecer-Lhe. Fica ao critério de cada um escutá-Lo e segui-Lo. Há quem opte por fazer ouvidos de mercador, menosprezando assim a Sua Pessoa. Nada que altere a Sua forma de Ser, pois tal como Ele mesmo disse: “Eu não vim para condenar o mundo mas para o salvar.”
Ele jamais pára de amar, pelo que quem O desconsidera é que se condena a si mesmo perante o Pai. O plano de Deus visa o nosso bem estar integral contínuo, pelo que cada um de per si terá de assumir as consequências da escolha que tomar.
– Jónatas Figueiredo