Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
«Neste momento, o meu coração está perturbado. Mas que posso eu fazer? Pedir ao Pai que me livre desta hora? Mas eu vim ao mundo precisamente por causa desta hora! Pai, manifesta o teu poder!» Veio então uma voz do céu que dizia: «Já o manifestei e voltarei ainda a manifestá-lo.» A multidão que ali estava ouviu aquela voz. Uns diziam: «Foi um trovão!» Outros afirmavam: «Foi um anjo que lhe falou.» Então Jesus esclareceu: «Não foi por minha causa que esta voz se fez ouvir, mas por vossa causa. Chegou o momento em que este mundo vai ser julgado. Chegou o momento em que o senhor deste mundo vai ser expulso. E eu, quando for levantado da terra, hei de atrair todos a mim.» Por estas palavras Jesus queria indicar o género de morte que o esperava.
João 12.27-33 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus sabe bem o que sentimos quando estamos perturbados, pois passou por momentos de enorme tensão. O Seu coração ficou apertadíssimo na hora de aproximação da cruz. Ele próprio Se questionou sobre o que fazer nessa dura ocasião. A natureza humana inclina-se logo para rogar por livramento imediato, mas com Jesus aprendemos que importa depender de Deus nos instantes de maior sofrimento emocional.
Somos inclusive desafiados a alargar a nossa compreensão sobre a missão que nos foi confiada: Permitir que “O Pai manifeste o Seu poder!” E sempre que agirmos em obediência como Jesus estaremos a revelá-lo. Sim, Deus continua a autenticar a obra de Jesus de forma bem audível, ainda que muitos não O reconheçam. Alguns preferem avançar com explicações naturais ou espiritualizar tudo, sem contudo admitir a Sua centralidade.
Já vai sendo tempo de perceber que o mundo sem Jesus está condenado. Tal como Ele mesmo disse, a Sua magnética morte e ressurreição são a nossa única esperança: “E Eu, quando for levantado da terra, hei-de atrair todos a Mim.”
– Jónatas Figueiredo