Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
Ele respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do Homem vai ser glorificado. Ouçam com atenção: se um grão de trigo lançado à terra não morrer, não dá fruto. Mas se morrer dá muito fruto. Quem se ama a si mesmo, perde-se, mas quem se despreza a si mesmo neste mundo, ganha a vida eterna. Se alguém quer servir-me, tem que seguir o meu caminho e onde eu estiver também o meu servo lá estará. E o Pai há de honrar todo aquele que me servir.»
João 12.23-26 in Bíblia para Todos
Devocional
Jesus nunca pintou de cor-de-rosa o relacionamento que alguém venha a construir com Ele. Por muito atractiva que seja a Sua Pessoa, Ele remete sempre os Seus interlocutores para a cruz. Sim, logo num primeiro contacto Ele tira as vasas a qualquer pessoa sobre as fantasias que possa ter construído sobre o Seu reino.
Ninguém espere um mar de facilidades ou rios de sucesso segundo os conceitos terrenos. Mesmo que a abordagem seja feita de pantufas Ele trata logo de pôr os pés no chão a quem O interpela. Ele nunca escondeu que a Sua hora de esplendor chegaria. Mais, o Seu brilho estende-se para sempre. No entanto, Ele continua a salientar a incontornabilidade da cultura de renúncia. Quem O queira seguir tem de estar disposto a morrer para si.
No fundo Jesus espera aquilo que por nós fez: “Se alguém quer servir-Me, tem que seguir o Meu caminho e onde Eu estiver também o Meu servo lá estará. E o Pai há de honrar todo aquele que Me servir.” Só os que enterram as suas vontadinhas experimentam a vida plena com Deus.
– Jónatas Figueiredo