Devocional Evangelho de João
Leitura Bíblica
No dia seguinte, a grande multidão que tinha ido a Jerusalém para a festa da Páscoa teve conhecimento de que Jesus ia entrar na cidade. Toda aquela gente pegou em ramos de palmeira para ir ao seu encontro e gritava: «Glória! Bendito seja aquele que vem em nome do Senhor! Aquele que é o rei de Israel!» Jesus ia montado num jumento que encontrou. Assim se cumpriu o que diz a Sagrada Escritura: Não tenhas medo, filha de Sião O teu rei está a chegar montado num jumentinho. Os seus discípulos não entenderam logo estas coisas. Mas quando Jesus foi glorificado, deram-se conta que tinham feito com ele o que já estava prescrito na Sagrada Escritura. As pessoas que estavam junto de Jesus, quando ele ressuscitou Lázaro dos mortos, tinham espalhado o que acontecera. Por essa razão é que grande multidão foi ao seu encontro, pois ouviram dizer que Jesus tinha feito esse sinal. Em face disto, os fariseus diziam uns para os outros: «Está visto que nada podemos fazer! Toda a gente vai atrás dele!»
João 12.12-19 in Bíblia para Todos
Devocional
As multidões são imprevisíveis. Um grande aglomerado de gente é capaz do melhor e do pior. Viaja do oito para o oitenta a uma velocidade vertiginosa. Um simples comentário é capaz de arrastar um mar de pessoas. Não admira que num pulo haja quem vá espreitar Jesus onde se diz que Ele vai marcar presença.
A Sua fama e a curiosidade para verificar in loco tudo o que se diz sobre Ele leva muitos a embandeirar em arco à Sua passagem. É sol de pouca dura. Fogachos de ocasião. Fazem-se declarações seríssimas com enorme ligeireza. Coloca-se Jesus nos píncaros, sem perceber a profundidade do Seu humilde reinado. Acontece inclusive que os que caminham perto Dele só muito mais tarde interpretam devidamente os momentos com Ele vividos.
De qualquer forma, urge agitar consciências, dando a saber que Jesus ajuda e devolve vida a quem a sociedade dá como morto. Espalhemos a notícia do que Lhe vimos fazer em nós e naqueles que nos rodeiam. Assim, teremos a alegria de ver muitos a ir ao Seu encontro. Sejamos daqueles que, pela positiva, exclamam: “Toda a gente vai atrás Dele!”
– Jónatas Figueiredo