Devocional sobreVIVER
Leitura bíblica
Quando os cavalos do faraó, os seus carros e cavaleiros entraram no mar, o Senhor fez com que a água do mar caísse por cima deles, enquanto os filhos de Israel passavam a pé enxuto pelo meio do mar. Então Míriam, irmã de Aarão que era profetisa, pegou numa pandeireta e todas as mulheres saíram atrás dela, dançando e tocando pandeiretas, enquanto Míriam retomava o cântico deles:
«Cantem ao Senhor que obteve um triunfo maravilhoso, lançou no mar o cavalo e o cavaleiro.»
Então Moisés fez sair os israelitas do Mar Vermelho. Entraram no deserto de Chur e caminharam durante três dias sem encontrar água. Quando chegaram a Mara não puderam beber da água que lá havia, porque era amarga. Por isso, aquele lugar se chamava Mara. O povo começou então a murmurar contra Moisés e a perguntar: «Que havemos de beber?» Moisés invocou então o Senhor e o Senhor indicou-lhe um pedaço de madeira. Ele atirou-o para a água e a água ficou boa para beber. Ali mesmo o Senhor deu ao povo leis e preceitos e ali mesmo o pôs à prova.
Devocional
As circunstâncias da vida muitas vezes levam-nos a atravessar alguns desertos áridos. Desemprego, doença, relacionamentos falhados, problemas financeiros ou familiares… Todos nós em alguma altura das nossas vidas, atravessamos um destes desertos, e seria utópico desmenti-lo.
Porém, Deus ensina-nos a olhar para cada deserto com os olhos fixos no alto, (de onde vem o nosso Socorro bem presente na angústia), mas também com os olhos postos no “lá atrás”, entenda-se, no que Ele já fez. E é desta forma que facilmente conseguimos dar sentido à expressão Ebenézer.
Quantas vezes não nos parecemos com o povo hebreu libertado da escravatura do Egito, conduzido por Moisés, que face à vitória da travessia pelo mar, lhes foi fácil entoar hinos de gratidão e louvores ao Senhor, mas perante a dificuldade seguinte (de sede e fome), murmuraram e depressa se esqueceram dos grandes milagres operados até ali.
Afinal de contas, Deus continuava a ser Deus! Conhecendo a história, assistimos à contínua providência de Deus para com este povo e a forma como o conduziu até à terra prometida. E assim também acontece connosco. Ter-nos-emos esquecido do que Deus já operou nas nossas vidas e até onde Ele já nos colocou?
Então, que possamos entoar hinos de louvor e gratidão ao nosso Deus (mesmo quando ainda não vimos o abrir das águas à nossa frente), na certeza de que o Deus que nos trouxe até aqui e nos deu tantas vitórias no passado, é o mesmo que estará connosco e nos conduzirá a águas tranquilas.
Que hoje possamos recordar o refrão do coro que assim diz:
“Conta as bênçãos, conta quantas são. Recebidas da divina mão. Uma a uma, dize-as de uma vez, hás de ver surpreso quanto Deus já fez”.
Oração
Jesus, ajuda-me a não me esquecer das bênçãos que já derramaste na minha vida e ensina-me a depender de Ti em cada deserto (dificuldade) que eu atravesse.
Em nome de Jesus, Amém.
– Isabel Costa
(locução de Ruben Loup Chama)
Leituras para a semana
- Salmos 40:6 (Bíblia para Todos)
- 1 João 5:14 (Bíblia para Todos)
- Jeremias 33:3 (Bíblia para Todos)
- Miqueias 7:7 (Bíblia para Todos)
- Salmos 46:11-12 (Bíblia para Todos)
- Isaías 12:2 (Bíblia para Todos)
- Provérbios 3:5-6 (Bíblia para Todos)
O devocional sobreVIVER acompanha-nos durante este período de combate à epidemia da CoViD-19. Estes devocionais estão a ser produzidos pelos membros da nossa comunidade.