Devocional Salmo 78

logo Meeting Point Podcasts - cor escura
Devocional Salmos
Devocional Salmo 78
A carregar
/

Leitura bíblica

1 Meu povo, presta atenção ao meu ensino;
abre os ouvidos às palavras da minha boca.
2 Falarei por parábolas;
explicarei mistérios desde a antiguidade.
3 Os problemas que os nossos pais enfrentaram
e que servem para nos ensinar a nós;
coisas que ouvimos e sabemos,
que os nossos pais nos contaram.
4 Também não deixaremos de contar
e de mostrar às gerações futuras
as coisas pelas quais o Senhor deve ser louvado,
o seu poder e todos os seus milagres.

Salmo 78 (O Livro)

Devocional

Rebobinar a nossa história com Deus é um exercício que deveríamos fazer ciclicamente. Saímos nós tonificados ao rever os episódios com Ele partilhados e, simultaneamente, as novas gerações são fortemente estimuladas a não incorrer nos erros que cometemos, aprendendo a confiar Naquele que à época nos valeu.

Aliás, Deus não se limita a encorajar este tipo de prática, mas ordena mesmo que repassemos aos nossos descendentes as Suas maravilhas. Ele deixa claro que não faz qualquer sentido sermos neutrais na orientação espiritual dos filhos, frisando a importância de agirmos de forma altamente intencional nesse domínio, para que venham a “obedecer aos Seus mandamentos e não sejam como os seus antepassados (nós, inclusive), rebeldes, insensatos, de coração inconstante e de espírito infiel a Deus.”

Ao invés de escondermos a nossa desobediência e os nossos estampanços, urge abordar esses baixios a título profiláctico. É que naqueles momentos em que estávamos prestes a afogar-nos, às apalpadelas de noite, sob sol escaldante ou desfalecer de sede, acaba sempre por sobressair a Sua mão para nos fazer chegar a terra seca, à terra prometida.

Ai de nós esquecermo-nos da extensa fileira de milagres que Deus operou em nosso favor. Às vezes chega a parecer que quanto mais Deus dá, menos O apreciamos.

Ah, miserável ingratidão! Toca a fugir dos tiques de exigência de bênçãos, pois Ele poderá empanturrar-nos com elas para evidenciar que a verdadeira satisfação advém Dele e não daquilo que porventura nos dá. Recordemos amiúde que é Ele o nosso Protector e Redentor, sondando em permanência a sinceridade das nossas declarações e acções.

Continuemos a cantar para os mais novos a misericórdia e o perdão que Deus nos estende todos os dias.

Sim, só debaixo da Sua orientação evitaremos a ruína presente e perspectivaremos o futuro. 

Jónatas Figueiredo


Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.

Devocionais Salmos