Leitura bíblica
1 Ouve, ó Deus, o meu clamor!
Atende à minha oração!2 Ainda que esteja no fim do mundo clamarei por ti,
pois o meu coração está abatido;
leva-me para essa alta rocha de salvação.
3 Porque tens sido o meu refúgio,
como uma alta torre fortificada
onde o adversário nunca me poderá alcançar.4 Morarei no teu tabernáculo para sempre;
estarei seguro ao abrigo das tuas asas.
5 Pois tu, ó Deus, deste atenção aos meus votos;
deste-me as bênçãos que reservas aos que temem o teu nome.6 Prolongarás a minha vida de rei;
os meus anos serão muitos e magníficos
como os de muitas gerações juntas.
7 Permanecerei diante de Deus para sempre.
Envia a tua bondade e a tua fidelidade,
para que guardem a minha vida de rei.8 Então cantarei salmos ao teu nome continuamente,
Salmo 61 (O Livro)
cumprindo a solene promessa de te louvar todos os dias.
Devocional
Rogar a Deus que ouça a nossa queixa é muito diferente de Lhe fazer queixinhas. Uma coisa é clamar pelo Seu auxílio, outra bem distinta e, aliás, completamente dispensável, é viver num crónico choradinho a pedinchar a Sua intervenção por niquices.
Falemos-Lhe mas é abertamente do que faz desfalecer o nosso coração. Gritemos, se preciso for, quando nos sentirmos isolados. Abramos as goelas sempre que o chão nos fugir dos pés e tivermos a nítida sensação que vamos cair num poço sem fundo. Assumamos que precisamos que Ele faça de rede de protecção e ampare a nossa queda.
Toca a dizer-Lhe com todas as letras que Ele é o nosso chão, a nossa “rocha segura.” Admitamos sem rodeios que sem a Sua preciosa mão não conseguiremos sair do buraco em que estamos enfiados. Tão bom ser por Ele resgatado de lugares sombrios e contar com o Seu colo como refúgio. É lá que nos aninhamos e nos sentimos seguros, “protegidos debaixo das Suas asas.”
Tenhamos por alvo “viver na Sua casa para sempre”, isto é, sem filtros em cada recanto do dia-a-dia. Busquemos a intimidade com Ele passo a passo e veremos como a vida se torna longa e sumarenta, por mais curta que possa vir a ser deste lado da eternidade.
Sim, Deus cuida de nós amorosa e fielmente. Não O deixemos sem resposta; jamais paremos de Lhe agradecer e de tentar agradar-Lhe.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.