Leitura bíblica
1 Ao diretor do coro. Salmo da coleção de David. Com instrumentos de oito cordas.
2 Senhor, não me repreendas na tua ira,
– Salmo 6 (BPT)
nem me castigues no teu furor.
3 Tem compaixão de mim, Senhor,
porque me sinto sem forças;
devolve-me a saúde,
porque me sinto abalado.
4 A minha alma está perturbada, Senhor.
Até quando terei de esperar por ti?
5 Vem, Senhor libertar-me;
salva-me, pelo teu amor.
6 Depois de morto ninguém se pode lembrar de ti.
E no sepulcro, quem te louvará?
7 Estou cansado de gemer.
Todas as noites choro na minha cama
e encho de lágrimas a minha almofada.
8 A dor turva-me a vista e os meus olhos envelhecem,
por causa dos meus adversários.
9 Afastem-se de mim todos os malfeitores,
porque o Senhor ouviu os meus soluços.
10 O Senhor escutou a minha súplica
e atendeu a minha oração.
11 Os meus inimigos hão de sofrer a vergonha da derrota,
e retroceder confusos, num instante.
Devocional
Em certas ocasiões andamos engolidos, alarmados e perturbados. Determinadas circunstâncias, sejam estampanços pessoais ou crises internas, prostram-nos por completo. Sentimo-nos derreados e profundamente necessitados do auxílio de Deus.
Temos a consciência tão pesada e intranquila que só Lhe pedimos alívio. Apelamos à Sua graça, pois só Ele pode desfazer a culpa que nos assalta. Sabendo que Lhe é inteiramente legítimo disciplinar-nos, precisamos do Seu colinho singular, como do pão para a boca. Nada nos sossega mais do que o aconchego do Alto quando a alma tremelica e se esvai aos pouquinhos sem ponta de esperança.
O abalo é de tal ordem que até a saúde se pisga. Chega inclusive a parecer-nos que Deus perdeu a noção das horas e nunca mais aparece para nos lançar a mão…
Contudo, a Sua demora não é mais do que uma oportunidade extra para refletirmos e amadurecermos. Convidemo-Lo na nossa exaustão a vir, “pelo Seu amor”, ao nosso encontro. Certos de que um dia morreremos, insistamos já agora em estar de bem com Ele, pois só assim será interrompido o ciclo depressivo.
Aliviemos a carga interior, gemidos, choros e dores, entregando-lha por inteiro. Fazendo-o, todos os inimigos, incluindo os fantasmas que nós construímos, serão vencidos. Sim, Deus ouve os nossos soluços, escuta a nossa súplica e atende a nossa oração.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.