Leitura bíblica
1 Diz o louco para consigo mesmo: “Deus não existe!”
Todos se têm corrompido e degenerado;
não há ninguém que faça o bem.2 Deus olha desde os céus para a humanidade,
para ver se existe alguém
que saiba conduzir-se com sabedoria
e busque Deus.
3 Todos se desviaram e juntamente se corromperam;
não há quem faça o bem, absolutamente ninguém!4 Serão assim tão ignorantes, esses malfeitores,
que devoram o meu povo como se comessem pão,
que se recusam a chamar por Deus?5 Ali um terror dominou as suas vidas,
mas não havia nada a temer.
Deus espalhará os ossos desses que te cercavam;
estão condenados, porque Deus os rejeitou.6 Que bom seria se já tivesse vindo de Sião
Salmo 53 (O Livro)
a salvação do povo de Deus!
Que alegria será quando Deus libertar
os presos do seu povo e salvar Israel!
Devocional
Todos os dias nos deparamos com pessoas que afirmam peremptoriamente: “Não há Deus!” Aliás, se formos francos, ainda que não o verbalizemos, nós juntamo-nos com os nossos actos despidos de amor a essa onda de insensatez. No fundo, acabamos por dizê-lo através das “coisas horríveis que fazemos.”
É cá dentro que mora a incredulidade e a perversão, pois “não há ninguém que faça o bem!” Custa admiti-lo, mas por mais que “Deus olhe lá do céu para a Humanidade, para ver se encontra alguém que O procure”, não é bem sucedido. E não se trata de ter averiguado mal, simplesmente todos nós optámos por “seguir maus caminhos.”
Realmente, “não há quem faça o bem, nem um sequer!” Daí a nossa extrema necessidade que Ele nos estenda a mão e nos salve de nós mesmos. É Nele que se encontra a nossa esperança. Sim, deixando-nos conduzir por Ele sairemos das prisões em que nos enfiámos e vislumbraremos um futuro risonho.
A despeito do cepticismo, pessimismo e malvadez que possam continuar a vigorar à nossa volta, recordemos o que Deus nos reserva: A sua companhia e protecção de topo.
Não temamos que malfeitores nos pisem quando temos Alguém que nos blinda a alma. Deus é, além da nossa alta segurança, a nossa verdadeira felicidade.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.