Leitura bíblica
1 Faz-me justiça, ó Deus;
defende-me das acusações desta gente ímpia.
Livra-me do homem enganador e perverso.
2 Pois tu, meu Deus, és o lugar onde me abrigo.
Porque me pões de lado?
Porque hei de viver assim triste,
com a opressão dos meus inimigos?
3 Envia-me a tua luz e a tua verdade,
para que me guiem e me levem
à tua santa habitação, ao teu santo monte.
4 Então chegar-me-ei ao altar de Deus,
do Deus que é a minha grande alegria.
Eu te louvarei com a minha harpa, meu Deus!5 Porque estás abatida, ó minha alma?
Salmo 43 (O Livro)
Porque estás perturbada?
Confia em Deus, pois ainda o louvarei.
Ele é a minha salvação! Ele é o meu Deus!
Devocional
Nada de cerimónias em socorrermo-nos de Deus na hora da aflição. Peça-se-Lhe sem rendilhados que nos lance a mão. Até porque só Ele nos pode salvar a face, e já agora o pescoço e a alma.
Deus é o Ser mais indicado para nos ajudar a lidar com gente que nos faz frente de forma maldosa. Não raras vezes sentimo-nos indefesos perante pessoal insensível, indelicado e insolente. Há malta que não olha a meios para atingir os seus fins. Passa por cima de toda a folha, incluindo os sentimentos e os direitos de terceiros.
Dói, magoa mesmo muito, ser atropelado por dentro. Roguemos a Deus que seja diariamente a nossa passadeira e nos auxilie a atravessar a estrada da mentira e da perversidade. Insistamos em dizer-Lhe que só Nele confiamos para nos proteger. Mais, não Lhe escondamos a sensação que temos de abandono e de que estamos a lutar sozinhos. Tal desabafo é muitas vezes a pedra de toque para nos apercebermos que não é bem assim.
Sim, Deus tem permanecido bem juntinho a nós, acontece que, por andarmos obcecados com relacionamentos interpessoais difíceis, nem nos damos conta da Sua presença. Questionemo-nos se há justificação para vivermos de forma carrancuda e enlutada. Ao invés de nos deixarmos esmagar pelas circunstâncias adversas, apresentemos-Lhe a necessidade urgente que temos de que nos oriente: “Mostra-me a Tua luz e a Tua verdade.”
Busquemos intencionalmente a Sua perspectiva para que, independentemente do desfecho da conjuntura actual, jamais O percamos de vista. Externamente até pode não mudar nada, mas interiormente tudo passa a ser diferente para melhor.
Digamos-Lhe à boca cheia: “Tu és a minha alegria, o meu Deus, o meu Salvador!”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.