Leitura bíblica
1 Louvem o Senhor, ó anjos;
louvem-no pela sua glória e força!
2 Louvem-no pela grandeza da glória do seu nome;
venham adorá-lo revestidos de santidade!3 A voz do Senhor ouve-se sobre as nuvens;
o Deus da glória troveja nos céus.
O Senhor ecoa sobre a vastidão dos mares.
4 A voz do Senhor é poderosa
e cheia de majestade.
5 A voz do Senhor derruba os cedros
e racha os cedros do Líbano.
6 Sacode os montes do Líbano e de Siriom,
que saltam como bezerros.
7 A voz do Senhor troveja no relâmpago.
8 A voz do Senhor faz tremer o deserto;
sacode o deserto de Cades.
9 A voz do Senhor apressa as gazelas,
que estão para ter os filhos, e deixa nuas as florestas.
No seu templo todos cantam: “Glória!”10 No dilúvio, o Senhor mostrou o seu poder;
Salmo 29 (O Livro)
ele domina sobre tudo e todos, para sempre.
11 O Senhor dará força ao seu povo;
ele o abençoará com a paz.
Devocional
Deus está acima de tudo e de todos. Ninguém há que, por mais que se atreva, se Lhe possa comparar. Medir forças com Ele é um redondo disparate.
Ao invés de insistirmos descabidamente em jogar ao braço de ferro com Ele, demos a mão à palmatória e reconheçamos de caras o Seu poder. Submetamo-nos a Ele, mais do que pela Sua força, pela beleza do Seu carácter. Começando por qualquer ponta da criação ficamos banzados com as Suas virtudes e ações.
A imponência da Sua voz não tem igual. Mais do que amedrontar, incute respeito e atrai com doçura: “A voz do Senhor é poderosa, a voz do Senhor é cheia de majestade.” Nada trava o que Ele tem para dizer. Quando resolve falar por meio de um tempestade fá-lo na perfeição.
Seja através da forte ondulação marítima ou do eco estrondoso de um trovão, eis que qualquer mortal se dá conta da sua pequenez e da grandeza do Criador. Basta um leve som saído da Sua boca para quebrar robustas árvores, fazer saltitar descomunais montanhas ou estremecer locais inóspitos do planeta.
É Ele quem dá vida e a toma para Si; que veste e despe bosques inteiros. Dê-se-Lhe, pois inteiro destaque, exclamando à boca cheia a nossa profunda admiração e, simultaneamente, confessando a nossa emocionada rendição ao Seu domínio.
Gritemos humilde e alegremente “Glória!” ao Único que governa desde sempre e para sempre! Honremos continuamente Aquele que Se satisfaz em animar-nos e abençoar-nos com a Sua paz.
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.