Leitura bíblica
1 Diz o louco para consigo mesmo: “Deus não existe.”
Todos se têm corrompido e degenerado.
Não há ninguém que faça o bem.2 O Senhor olha desde os céus sobre toda a humanidade,
para ver se existe alguém
que saiba conduzir-se com sabedoria e busque Deus.
3 Todos se desviaram e juntamente se corromperam;
não há quem faça o bem,
absolutamente ninguém!4 Serão assim tão ignorantes, esses malfeitores,
que devoram o meu povo como se comessem pão?
Recusam-se a chamar pelo Senhor.
5 O terror dominará as suas vidas,
porque Deus está presente a favor dos justos.
6 Vocês desprezam o direito dos pobres,
mas o Senhor é o seu refúgio.7 Que bom seria se já tivesse vindo de Sião
Salmo 14 (O Livro)
a salvação do povo de Deus!
Que alegria será quando o Senhor libertar os presos!
Devocional
Não é nada incomum depararmo-nos no dia a dia com pessoas insensatas. Nós mesmos fazemos imensas escolhas sem discernir adequadamente. Pior é quando colocamos intencionalmente Deus fora delas.
E para agravar a situação há quem assuma uma postura desafiante e provocadora para com o Criador, afirmando à boca cheia que a Sua existência é uma falácia. A triste ironia é que sem Ele fica à vista a miséria humana: “Todos se perverteram e fizeram coisas horríveis; não há ninguém que faça o bem!”
E não se trata de nenhuma leitura pessimista ou exagerada, pois o nosso ego apodrece com facilidade. Quase sem nos darmos conta lá estamos nós a achar que sabemos mais do que Deus ou a expressar nas pequeninas coisas a nossa inclinação para o mal.
Deus bem tenta encontrar “alguém que O procure”, “mas todos seguiram maus caminhos, todos igualmente se perverteram.” Ninguém se arme em santinho, pois somos todos feitos da mesma massa: “Não há quem faça o bem, nem um sequer!” Contudo, cabe-nos remar contra a maré de incredulidade e maldade que vigora por aí.
Decerto haverá quem se revele incapaz de compreender e respeitar o caminho do temor a Deus e do respeito ao próximo, “formando conluios” para ridicularizar a fé. Haja paciência para não reagir desaustinadamente, já que é precisamente a humildade e a dependência de Deus que mais intriga e melhor combate os detratores.
Mantenhamos os olhos fitos em Deus, pois é Nele que se encontra a nossa esperança. Cultivemos a doce expectativa do restauro completo da criação, começando pelo nosso coração. Sim, é no reencontro com Deus que se fica feliz!
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.