Leitura bíblica
1 Até quando te esquecerás de mim, Senhor?
Será para sempre?
Até quando esconderás de mim o teu rosto?
2 Até quando estarei metido comigo mesmo,
acumulando tristeza no meu coração?
Até quando é que o meu inimigo
continuará a ter vantagens sobre mim?3 Repara na minha situação e responde-me,
Senhor, meu Deus;
dá-me a tua luz, para que não morra nas trevas.
4 E para que o meu adversário não diga:
“Já o tenho na mão!”
E para que os que me querem mal
não possam alegrar-se por eu ter caído.5 Eu confio na tua misericórdia;
Salmo 13 (O Livro)
o meu coração se alegra na tua salvação.
6 Hei de cantar ao Senhor,
porque tem sido muito o bem que me tem feito.
Devocional
Há momentos específicos na nossa vida em que só saem perguntas da nossa boca. Irrompem aos magotes e em catadupa. Questionamos tudo e todos e nem sequer Deus fica de fora.
Aliás, é até a Ele que mais bombardeamos por considerarmos que aguenta os nossas desabridas questões. Há que admitir que nos esticamos largamente para além das marcas, mas no fundo, em primeira e última instância, é com Ele que podemos verdadeiramente contar.
Aliás, duro mesmo é quando temos a sensação que Ele se ausentou. Obviamente que essa perceção equivocada se deve aos picos de pressão a que estamos sujeitos. Deus não amua connosco. Já nós com Ele é outra louça. Chegamos a culpá-Lo pela tristeza que nos assalta e pelo galgar triunfal das adversidades.
No entanto, no meio desse discurso descompensado, acabamos por Lhe revelar o quanto precisamos Dele. E reconhecer isso é meio caminho andado para recuperar forças e não cairmos numa letargia fatal.
Sim, desabafar com Deus faz um bem incrível à nossa alma. Confessar-Lhe os nossos medos e as nossas angústias contribui em muito para o nosso equilíbrio integral.
No balanço final, o nosso humor altera-se para melhor de forma incomparável: “Eu confio no Teu amor; o meu coração alegra-se na Tua salvação. Cantarei ao Senhor, pelo bem que me tem feito.”
– Jónatas Figueiredo
Este devocional é parte de uma série que nos ajuda à reflexão sobre o livro dos Salmos. Um novo devocional todos os dias úteis. Lê ou ouve, faz de cada Salmo a tua canção a Deus.